“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Beyoglu - Istambul, Turquia - Terra Santa e Istambul 2012

Chegamos em Istambul no início da tarde e após o check-in resolvemos só dar uma volta pela região e nos surpreendemos pela enorme quantidade de turistas, havia filas enormes para entrada em todas as atrações do bairro. Para evitar perdemos muito tempo nas filas escolhemos uma grande atração por dia, chegávamos cerca de 20 minutos antes da abertura da bilheteria e assim conseguimos entrar com espera de no máximo meia hora.
No primeiro dia escolhemos conhecer o Palácio Dolmabahçe, aqui é sempre necessário chegar cedo pois além das filas há uma quantidade limitada de visitantes por dia. Este palácio fica às margens do Estreito de Bósforo e de seus jardins tem-se lindas vistas tanto do lado asiático da cidade quanto dos bairros mais antigos do outro lado do Chifre de Ouro.
Usamos o trem de superfície descendo na estação Kabatas, o palácio fica muito próximo a ela.

trem de superfície ou tram

 O Império Otomano já estava em declínio mesmo assim o sultão  Abdulmecit não economizou na construção deste palácio em 1856 que viria para substituir o Palácio Topkapi. Sua construção levou 13 anos, ocupa uma área de 250.000 m2  com 285 quartos e 40 salões. Foi usada grande quantidade de mármore, alabastro, 14 toneladas de ouro e 40 toneladas de prata. Foi construído a semelhança de grandes palácios europeus como o de Versailles e o de Buckingham e seu custo quase quebrou o país. Possui grandes lustres e candelabros vindos da Inglaterra, a mobília veio de Paris, utilizou cristais de Bacará e a área coberta por tapetes artesanais de seda é de 4.500 m2. É composto por uma área administrativa, o salão cerimonial e o harém.
Além de Abdulmecit, que aqui morou por 15 anos, foi residência dos últimos 6 sultões, ficou vazio por 32 anos e após a proclamação da República passou a ser usado por Ataturk quando vinha a cidade. Ataturk quando ficou doente morou por 3 meses no palácio vindo a falecer aqui em 1938, seu quarto é mantido como na época e todos os relógios mostram a hora de sua morte. Atualmente é um museu.
Há ingressos para a parte administrativa e cerimonial e outro para o harém, todas as visitas são guiadas. Fizemos a visita com o harém mas se houver necessidade de escolher, fique com a primeira pois o harém do Palácio Topkapi tem uma arquitetura muito mais típica e bonita.

A frente do portão principal do palácio fica a Torre do Relógio com 27 metros de altura.


A Porta Imperial é o portão principal, antes era entrada exclusiva  do sultão e de seus ministros.

Porta Imperial, modernos edifícios atrás
O jardim é muito bonito com fontes e esculturas de animais e há portões à beira d'água para entrada marítima.

Fonte do Cisne
jardim imperial
entrada marítima
entrada principal
face voltada para o Bósforo
palácio visto do Bósforo

detalhe da face voltada para o Bósforo
lado asiático visto dos jardins
Mesquita Azul vista do jardim
Seu interior é riquíssimo com destaque para a escadaria de cristal, banheiro principal de alabastro, quarto de Ataturk, Salão Azul e o magnífico Salão Cerimonial com um lustre imenso que o guia explicou ter sido comprado da Inglaterra e não um presente da rainha inglesa como lí em muitos artigos. Infelizmente não se pode tirar fotos do seu interior. As que coloco aqui são do site http://berthasolarespraiadepensamentos.blogspot.com.br/2011_10_01_archive.html

escadaria de cristal
Salão Cerimonial
Para quem quiser mais detalhes e fotos deste incrível e luxuoso palácio indico também o site http://michelechristine.wordpress.com/a-arquitetura/dolmabahce-o-palacio/

Saindo do palácio voltamos a estação Kabatas e pegamos o funicular que nos levou a Praça Taksim, praça principal do bairro Beyoglu. Este bairro sempre foi uma área comercial, abrigando muitos imigrantes e embaixadas. Esta praça possui ao centro o Monumento à Independência.

Praça Taksim e o Monumento à Independência
arredores da praça
 Da praça sai a rua mais importante do bairro, Istiklal Caddesi, atualmente uma  rua para pedestres que vai da praça Taksim até a Praça do Túnel, nela estão vários consulados, muitos restaurantes e lojas. Aqui fica também o Pera Palas Hotel, tradicional hotel onde ficou hospedada Agatha Christie. Há um bondinho que faz o percurso de uma praça a outra. Outros pontos de interesse são o Mosteiro Mevlevi e a Igreja de Santo Antonio de Pádua

bondinho da Rua Istiklal Caddesi
Rua Istiklal Caddesi

tradicional sorvete turco

mulheres trabalhando a massa em vitrines de restaurantes
vários restaurantes nas ruas perpendiculares
Na Praça do Túnel há outro funicular que nos leva novamente ao nível do Bósforo mas preferimos seguir andando em direção a Ponte Gálata, primeira ponte que atravessa o Chifre de Ouro. No caminho passamos pela Igreja de São Pedro e São Paulo, igreja construída em 1841 em substituição a antiga igreja dos dominicanos que se tornou uma mesquita, a Mesquita Árabe. Pelas normas otomanas sua entrada não poderia estar na rua, nesta há uma pequena porta que se abre para um pátio onde fica a igreja.

Igreja de São Pedro e São Paulo
pátio entre a fachada da igreja e a rua
Muito perto da igreja se encontra Torre de Gálata, cujo topo há 62m é visto de qualquer ponto da cidade. Construída em 1348 como uma fortificação genovesa, tornou-se uma torre de vigia para os otomanos e hoje em dia é uma atração turística. No seu topo há dois restaurantes e uma boate e do seu balcão tem-se lindas vistas da cidade.

Torre de Gálata
Continuamos a descer e chegamos na movimentada Ponte de Gálata.




































Nenhum comentário:

Postar um comentário