“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Mantova e San Benedetto Po - Itália 2015

Mantova foi fundada em 2000 a.C, seu nome é de uma divindade etrusca, povo que lá viveu no séc. VI a.C. É rodeada por três lagos artificiais, formados com água desviada do Rio Mincio, construídos no séc. XII para aumentar a proteção da cidade. Na Idade Média, sob o domínio da família Gonzaga, tornou-se um ducado, são dessa época muitos dos seus palácios além das muralhas. Posteriormente foi ocupada por Napoleão e esteve sob o domínio austríaco.

A chegada é feita pela Ponte San Giorgio de onde se tem a vista de "cartão postal" da cidade mas não tivemos sorte, já escurecia e alguns edifícios passavam por obras. Vejam abaixo a foto de "cartão postal" e a nossa....

http://static.turistipercaso.it/oldfoto/2009/10/12/mantova.T0.jpg

Tínhamos pouco tempo ainda com luz do sol e depois de nos hospedarmos fomos para o centro histórico. A primeira parada foi na Piazza Sordello onde estão os principais monumentos da cidade mas era domingo, final de tarde, e na praça havia uma feira com muitas barracas e muitas pessoas circulando.


 No final da praça fica o Duomo que após alguns incêndios apresenta uma mistura de estilos.

Duomo

Em um dos lados ficam o Palazzo Bianchi, sede episcopal, e o Palazzo Bonacolsi, propriedade da importante família Castiglioni.

Palazzo Bianchi

Palazzo Bonacolsi
Na foto acima podemos ver a Torre della Gabbia, torre medieval de 50 metros que abrigava prisioneiros e também a cúpula da Basílica di Sant Andrea.

Do outro lado está o Palazzo Ducale, antiga residência dos Gonzaga, que forma um grande complexo junto com o Castelo San Giorgio.

Palazzo Ducale
Muito próximo fica a Piazza Erbe com sua Torre do Relógio e a Rotonda de San Lorenzo.





Logo ao lado, na Piazza Mantegna, está a Basílica de Sant'Andrea  que abriga um tesouro cristão,  um cálice contendo o sangue de Cristo trazido pelo soldado romano Longino. Infelizmente sua fachada estava em obras e a basílica já estava fechada.


Há ainda o Palazzo Te, construído fora das muralhas como casa de verão dos Gonzaga ; não tivemos tempo de conhecê-lo.

Do outro lado do Rio Mincio, depois do Rio Po,  fica a pequena cidade San Benedetto Po, com um grandioso Monastério Beneditino. O complexo inclui a Basílica, Refeitório, Claustro, Museu e uma Igreja.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário