“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sábado, 17 de novembro de 2012

Montreux, Suíça - Sul da França e Suíça 2012

Montreux era nosso último destino na Suíça e pensamos em dormir aqui mas se o custo de vida no país é alto aqui é ainda maior, além disso o tempo continuava chuvoso e nublado tirando um pouco da beleza do lago Léman ou Lago de Genebra, situado entre a Suíça e a França é o segundo maior da Europa. Muito da vida da cidade acontece no calçadão que o margeia, são 11 km com muitas flores, a Promenade Fleuri. A chuvinha fina nos impediu de explorar o calçadão mas paramos para admirar a estátua de Freddie Mercury, vocalista da banda inglesa Queen que aqui morou nos últimos dias de sua vida. A cidade é famosa pelo Festival Internacional de Jazz que acontece desde 1967.

Lago Léman 


Montreux
estátua de Freddie Mercury sempre homenageada com flores
Deste ponto pudemos ver o que nos atraiu para a cidade, o Castelo de Chillon, a atração suíça mais visitada seguida pelo Castelo de Gruyères.

Castelo de Chillon ao fundo
O Castelo de Chillon foi construído por volta do séc. XII numa pequena ilha no Lago Léman com acesso à margem por uma ponte por isso é acessível por barco, que proporciona uma linda vista, ou por terra. Há um estacionamento pequeno e gratuito bem próximo à sua entrada. Fizemos a visita com audioguia que pode ser em espanhol ou inglês, recomendo, há também um folheto explicativo em português. Sua localização o protegia e controlava a passagem do norte para o sul da Europa. Seu aspecto hoje é o somatório de várias construções, são 25 edifícios, de um lado parece uma fortaleza, de outro uma residência à beira do lago.



fosso, castelo e lago
a pequena ponte do séc. XVIII  
entrada e a torre de vigilância ou torre do relógio
Por mais de 300 anos pertenceu aos Condes de Sabóia, seus subterrâneos foram uma prisão e entre 1530 e 1536 aqui ficou preso François Bonivard que serviu de inspiração para o poema de Lord Byron de 1816, O Prisioneiro de Chillon,  sua assinatura está no local da antiga prisão na torre de menagem. Entre 1536 e 1798 pertenceu aos Bernenses e daí até os nossos dias pertence aos Valdenses.

subterrâneo e o rochedo, prisão e local de armazenamento
assinatura de Lord Byron
Apresenta uma pequena porta integrada à fortificação, chamada poterna, que permitia a movimentação das mercadorias e, se necessário, uma fuga pelo lago , como aconteceu em 1536 quando o castelo foi tomado pelos Bernenses.

poterna
pátio interno

segundo pátio

o lago visto de uma janela
latrinas coletivas usadas para dejetos humanos e lixo
da latrina aos rochedos e lago
outro pátio
caminho de ronda
Lago Leman em direção a França
acima estrada E62 que segue para França e Itália








2 comentários:

  1. Cara inês. Eu e a Dirlei adoramos esta região, tanto que temos planos de, no futuro, quem sabe, residir nessa lá, Genebra, Vevey, Montreux. É um sonho. Pretendemos fazer um teste para ver se, com a renda mensal que temos, dá para ter uma vida digna lá. Se der, quando me aposentar, é certo e lá viveremos. Lindas as fotos.

    ResponderExcluir
  2. A região é realmente muito bonita e deve ser muito bom viver lá, quando for não esqueça de nos convidar.....Abraços

    ResponderExcluir