“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 6 de junho de 2016

De Bled a Postojna pelas montanhas, Eslovênia - Balcãs2016

Na pesquisa para o roteiro desta viagem li o relato do blog http://www.felipeopequenoviajante.com/2014/09/kranjska-gora-triglav-soca-bovec-kobarid-tolmin-postojna.html que descreve esse dia como um dos mais belos da viagem e resolvemos fazer igual. A primeira parada foi em Kranjska Gora, a maior estação de esqui do país e que oferece muitas outras opções de diversão já que o Parque Nacional de Triglav está ao lado, Triglav é o pico mais alto da Eslovênia.



O cartão postal de Kranjska Gora é seu lago rodeado pelas montanhas.


























A nevasca de dois dias atrás deve ter sido bem mais intensa por aqui, encontramos até bonecos de neve.



O Zlatorog também estava lá.



Nos encantamos com as casas ao redor.






A ideia era seguir pelo Vrsic Pass, uma estrada sinuosa a 1.611 metros acima do mar, que contorna o Parque até o Vale do Rio Soca, estava curiosa para ver uma igrejinha russa de madeira que fica por lá mas não pudemos continuar, o caminho estava fechado pela neve.



Retornamos para a estrada principal e colocamos Bovec, uma cidade do Vale, como destino; depois de uma certa distância o GPS começou a nos dar outra opção de trajeto, entraríamos na Itália e retornaríamos para a Eslovênia por lá.



Aqui havia também muita neve.



Passamos por Cave del Predil






e começamos a subir, paisagens deslumbrantes, pena que não havia como parar..





 retornamos a Eslovênia e logo encontramos uma casamata já que nesta região muitos soldados lutaram na Primeira Guerra Mundial.






Estávamos novamente no Parque Nacional Triglav.



e após uma curva vimos um forte em ruínas, impossível descrever a beleza desse lugar...








Em seguida um belo monumento, nos lembrou o monumento da cidade de Lucerna na Suíça. Pesquisando descobri que rodamos pelo Passo Predil, o forte em ruínas era austríaco e que o monumento é uma homenagem a Hermannsdorf, um austríaco que morreu aqui na Batalha de Tarvis contra os franceses em 1851.



Em seguida encontramos a indicação de Bovec mas queríamos ver um pouco mais do Vale e fomos na direção contrária, encontramos muitas curvas, lindas paisagens, muita neve e montanhas poderosas.












Vimos o Rio Soca



Prosseguimos por um caminho estreito e sinuoso até que encontramos novamente a neve nos bloqueando.







O Carlos teve que manobrar o carro daqui pois não havia outra forma a não ser retornar pelo mesmo caminho, ufa...

A próxima parada foi em Kobarid ou, em italiano, Caporetto. Aqui aconteceu uma batalha decisiva da Primeira Guerra Mundial em 1917 onde o exército italiano foi derrotado. Na cidade não há muito além da praça com a fonte e o campanário branco, assim como Ernest Hemingway a descreveu no seu livro "Adeus as Armas" de 1929.



Da praça sai um caminho em direção ao Ossuário Militar Italiano.








A região ao redor é muito bonita.






O dia tinha sido de surpresas e aventuras e já estávamos cansados mas não poderíamos deixar de conhecer Most na Soci, somente para ver a incrível cor da água do lago....









A caminho de Postojna onde dormiríamos























Nenhum comentário:

Postar um comentário