“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Kaunas, Lituânia - Rússia e Países Bálticos 2013

Fomos de Vilnius a Kaunas de trem, há vários horários e a viagem dura cerca de uma hora. Não tivemos problemas nem nos táxis nem na estação, a comunicação foi fácil e honesta. Além de ser a segunda maior cidade do país é a cidade natal do meu sogro e esse era o maior motivo para querermos conhecê-la.


Aqui também foram várias as invasões: russa em 1655, sueca em 1701, Napoleão em 1812, nazistas e russos  na II Guerra Mundial; situada entre os dois maiores rios do país, Neris e Nemunas, sempre representou um ponto estratégico. Quando o poloneses tomaram Vilnius foi Kaunas a cidade escolhida para capital o que durou 19 anos.
Conhecemos somente o centro antigo da cidade, começamos pela Praça do Município, local do antigo mercado da cidade. Nela a atração principal é a Câmara Municipal, também conhecida como Cisne Branco. Construída no séc. XVI servia para encontro de mercadores, magistrados e pessoal do governo tendo uma prisão subterrânea, depois foi paiol, clube, quartel de bombeiros e teatro; hoje faz parte do Registro Civil.

antiga Câmara Municipal

Além das casas dos séc. XV e XVI a praça tem vários bares e restaurantes e fica movimentada o dia inteiro.




Outros detalhes da praça







Aqui está também a Igreja da Santíssima Trindade, construída em 1620 para ser um convento de Bernardinos.

Igreja da Santíssima Trindade
Próximo a praça fica a Catedral de S. Pedro e S. Paulo do séc. XV.

Catedral de S. Pedro e S. Paulo
Mas nos distraímos mesmo foi pela rua da catedral, a Vilniaus Gatvê.




Do outro lado da praça fica o Castelo de Kaunas, construção do séc. XIII que foi danificada pelos cruzados, abandonada pela Ordem Teutônica e usado como prisão no séc. XVIII. Sua feição atual é de 1920 mas não chega a encantar, é "novo demais"; o encanto que falta a ele sobra nos jardins ao seu redor.






Nosso hotel também estava às margens desse mesmo rio, o Rio Neris.











Nenhum comentário:

Postar um comentário