“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 16 de julho de 2013

Palácio de Paulo ou Pavlovsk em São Petersburgo, Rússia - Rússia e Países Bálticos

Pavlovsk foi construído por Catarina, a Grande como um presente para seu único filho Paulo por lhe dar seu primeiro neto. O palácio em forma de semi-círculo com uma estátua de Paulo ao centro, está rodeado por um jardim inglês com uma área de 1500 acres e está a menos de 5 km do Palácio da Catarina.

 Mãe e filho se odiavam e isso refletiu na  arquitetura e decoração do palácio que apresenta aposentos mais modestos e refinados sem a ostentação do barroco e do dourado. Nem todas as salas podem ser fotografadas.

átrio egípcio
átrio italiano

sala com motivos militares
capela
 Ao final da II Guerra Mundial ficou assim



Os jardins construídos a volta do Rio Slavianka também demonstram mais simplicidade.





Na volta vimos uma praça da época pós revolução, a Casa dos Sovietes, que seria a sede do governo, tendo a frente uma grande estátua de Lenin.

Casa dos Sovietes
Próximo a ela fica o Monumento aos Defensores, em homenagem a todos que morreram e a todos que não se entregaram durante o cerco de 900 dias. Sua localização é a mesma onde as tropas nazistas foram detidas.

Monumento aos Defensores

Chegando em São Petersburgo vimos o palácio onde Paulo foi assassinado, o Palácio Mikhailovsky. Paulo não se sentia seguro no Palácio de Inverno e por isso mandou construir este palácio que se assemelha a um castelo medieval. Seus quatros lados possuem aparências diferentes e está cercado pelos rios Moika e Fontanka além de por dois canais artificiais, assim é como se fosse uma ilha só sendo possível o acesso através de pontes levadiças; tudo para dificultar o acesso. Apesar de tudo isso Paulo foi assassinado por oficiais que queriam que abdicasse somente após 40 noites no palácio. Após o assassinato o palácio foi abandonado e cedido à Escola de Engenharia, hoje faz parte do Museu Russo.

Palácio Mikhailovsky
















Nenhum comentário:

Postar um comentário