“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Ilhéus e Itacaré, Bahia - Brasil março 2021

Mais um aniversário do Carlos mais um destino brasileiro escolhido, desta vez fomos para a Bahia, para lugares mais amplos e dispersos pois ainda estávamos, e ainda estamos, em plena pandemia, pela beleza e praticidade de chegada escolhemos Itacaré, onde ficamos 2 dias, depois fomos para a Península de Maraú onde nos dividimos em 2 hotéis, um mais próximo das piscinas naturais em Taipu de Fora, 2 dias, e outro na vila central Barra Grande, 3 dias. Na semana anterior à nossa partida as restrições relacionadas ao vírus foram intensificadas com acesso limitado a praias e bares, principalmente nos finais de semana e após as 18:00h.

Chegamos e partimos por Ilhéus, lá pegamos nosso carro alugado e antes da estrada fomos conhecer a histórica cidade, era um domingo e, devido a pandemia, o centro estava vazio, comércio e lugares históricos fechados, nos restou a bela natureza. Primeiro fomos ao Mirante do Morro de Pernambuco, praias, coqueiros e a cidade ao fundo.


ao fundo a riqueza da cidade



logo ao lado a Ponte Jorge Amado, uma homenagem ao grande escritor que imortalizou a cidade nos seus livros.


Fomos até o centro, Catedral de São Sebastião e o famoso bar Vesúvio, em frente uma estátua de Jorge Amado, chegamos a percorrer as ruas próximas mas tudo fechado, cidade vazia.



Fomos a outro mirante, Mirante do Canhão



Pegamos a estrada BA-001, Itacaré fica distante 73 km de Ilhéus, há atrações pelo caminho 


mas só paramos no Mirante Serra Grande


Por fim chegamos em Itacaré, pequena cidade na Costa do Cacau da Bahia com seu passado colonial, lindas praias virgens e Mata Atlântica; famoso destino surfista nos anos 80 hoje apresenta belos e sofisticados resorts mas escolhemos um hotel numa das pontas da região central, em frente ao Farol de Itacaré, na calma Praia das Conchas, Aldeia do Mar Hotel, um paraíso que já nos deixou em clima de férias.






Com uma piscina, não tão grande para ficarmos confortáveis em tempos de distanciamento social, possui o restaurante e uma linda área gramada com espreguiçadeiras em frente a praia, pra quê piscina se tínhamos isto




Poderia ser melhor?, sim, com este entardecer maravilhoso...




A região oferece muitos passeios  pelas praias, lagoas e cachoeiras, há trilhas que levam a praias de difícil acesso, para algumas o acesso é por um restaurante mas com consumação mínima bem alta, nos acessos pela estrada encontramos muitos carros estacionados. 

No dia seguinte fomos de carro até a Praia da Ribeira, calma, protegida, com infra estrutura, um calmo e agradável riozinho e de onde sai uma trilha para a Prainha.



Depois percorremos algumas praias da região central parando no Mirante do Xaréu, de um lado a vila com seus barcos pesqueiros


em frente a Praia do Pontal


e do outro lado a Praia da Concha, região do nosso hotel, com o farol ao fundo,



ficamos em uma das muitas barracas e nos divertimos curtindo a praia e o lugar.


Pelas restrições acabamos por fazer as refeições no hotel ou nas barracas de praia. Um lindo lugar mas faltou conhecermos muitas praias e cachoeiras...





































Nenhum comentário:

Postar um comentário