“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Aranda de Duero e Penaranda de Duero , Castilla e León - Espanha 2013

O Rio Douro nasce na Espanha, na Província de Soria, percorre 927 km até chegar ao Oceano Atlântico sendo o terceiro rio mais extenso da Península Ibérica. À sua volta muitas terras são usadas para a produção de vinho na região de produção controlada chamada de Ribeira de Duero e muitas cidades floresceram, entre elas a maior é Aranda de Duero 
Nosso interesse nesta cidade um pouco agitada era conhecer a fachada da Igreja de Santa Maria. Esta igreja foi construída no séc. XV e sua fachada no Estilo Reis Católicos tornou-se um símbolo da cidade.




muitos detalhes

Possui uma torre que era parte do sistema defensivo da cidade, vista na foto abaixo na parte posterior, reparem nos ninhos de cegonha perto do sino, vimos muitos...


Entramos na parte murada da cidade por uma torre que hoje abriga a prefeitura, a Casa Consistorial, à frente fica o Rio Duero.


Rio Duero
E entrando logo encontramos a Plaza Mayor.

Plaza Mayor
Muito próximo a Aranda fica Penaranda de Duero, uma pequena cidade murada que encanta logo que se entra na sua magnífica Plaza Mayor. Nesta ampla praça, que domina a cidade, ficam seus principais monumentos.
 À esquerda fica o Palácio de Avellaneda, construído em 1530 possui na fachada o escudo da família Avellaneda.

Palácio de Avellaneda
 À direita encontra-se a Colegiata de Santa Ana e a sua frente o "Rollo de Justiça" que era sinal de cidade com  jurisdição própria servindo também para punição de condenados que aqui eram açoitados.

Colegiata de Santa Ana e Rollo de Justiça
Entre as duas, no alto, o Castelo de Penaranda, dominando a cidade.

Plaza Mayor e castelo ao fundo
O castelo foi construído durante a Reconquista no séc. X quando o Rio Duero era o limite entre terras cristãs e terras árabes.







 Incrível ver a cidade de Penaranda aos seus pés, identificando na Plaza Mayor  seus belos monumentos.














































2 comentários:

  1. Oi Inês. Muito bonita esta região. Quando viajamos pela Espanha, não passamos por ela. O seu blog é inspiração para, quem sabe um dia, passarmos por lá. Belas fotos, também. Abraço. Narcísio.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Narcísio, cada vez mais buscamos pequenas cidades, são encantadoras..

    Abraços

    ResponderExcluir