quinta-feira, 19 de julho de 2018

Santorini, Grécia - Grécia e Romênia 2018

A Aegean voa de Barcelona para Atenas no final da manhã e praticamente perderíamos esse dia, por isso decidimos seguir direto para Santorini; chegamos no final da tarde. Santorini é uma ilha grande e um carro ou moto se faz necessário, pegamos nosso carro no aeroporto e seguimos para Firá, sua capital, onde dormiríamos por 2 noites. A maior dificuldade foi encontrar estacionamento próximo ao centro, não havia acesso ao hotel por carro e teríamos que levar as malas por uma bela subida, mas depois de algumas voltas encontramos uma vaga, ligamos para o hotel e logo tinha alguém nos ajudando...UFA!!!!

Santorini é uma ilha vulcânica habitada desde 3.000 a.C., em 1.450 a.C. sofreu uma grande erupção que resultou em uma enorme cratera com penhascos de até 300 metros de altura, a caldeira, hoje seu mais belo atrativo já que aqui foram construídas várias casinhas brancas de tetos abobadados.

Nosso hotel, sobre a caldeira, nos oferecia esta vista da varanda...

As ilhas a frente surgiram por atividade vulcânica mais recente.

A rua do hotel, só para pedestres, possui muitas joalherias com um brilho intenso, restaurantes e bares que se debruçam sobre o mar, lugar sensacional...

O dia seguinte amanheceu nublado, uma pena já que iríamos fazer um passeio de barco a tarde.

Aproveitamos a manhã para conhecer o porto antigo cujo acesso se dá por muitas escadas ou pelo funicular, infelizmente ainda existe a tradição de mulas que sobem 580 degraus carregando pessoas, tristeza... do funicular avista-se a escadaria

e vê-se Firá e a caldeira com mais detalhes.

No pequeno porto encontram-se lojas e restaurantes, daqui também saem passeios de barco.

Nosso barco partiu do porto de Ammoúdi que fica abaixo de Oía. Uma van foi nos buscar para levar até o porto, lá começou uma chuvinha mas após embarcarmos  o sol apareceu e o passeio foi muito bem aproveitado.

Ammoúdi com Oía acima
O passeio nos levou a locais onde a água tem uma temperatura até 5 graus acima do restante do mar, com afloramentos de rocha negra onde vimos bodes montanheses.

Depois fomos para praias do lado oposto à caldeira, praia vermelha e branca, no caminho muita beleza e com sol...

Na praia vermelha voltamos a entrar no mar que encanta pela cor e visibilidade.

Durante todo o passeio há vinho, cerveja e refrigerantes a vontade enquanto na churrasqueira estão espetinhos de frango e de porco além de muitos legumes, tudo muito bom...

Seguimos até chegar na praia branca.

no caminho de volta

até chegarmos novamente em Ammoúdi

um belo pôr do sol mesmo num dia nublado

quando descemos as cidades já estavam iluminadas...

A van já estava esperando e nos levou de volta ao hotel. Super recomendo o passeio oferecido pela www.sunset-oia.com

O dia seguinte amanheceu lindo e conseguimos as melhores fotos da caldeira.

Após o café pegamos nosso carro e fomos para Oía onde dormiríamos mais duas noites. Desta vez foi mais fácil estacionar, também foi uma boa caminhada mas tivemos ajuda com as malas. Aqui nosso hotel não tinha vista para a caldeira mas sim para o mar e o lado onde o sol se põe; uma bela casa de 2 dormitórios, 2 banheiros, sala e uma pequena cozinha, na frente uma hidromassagem aquecida e uma mesinha onde era servido o café da manhã, tudo muito limpo, lindo e bem decorado.

com esta vista

Ao lado um bar-restaurante com piscina, tudo de bom!!!!

Quando o sol deu uma acalmada fomos explorar Oía, escadas e subidas com lindas paisagens

até chegarmos ao castelo de onde tivemos estas vistas

Depois fomos caminhando praticamente pela única rua da cidade com paradas frequentes para fotos, é muita beleza.

A noite mais um show !!!!

No dia seguinte após o café na varanda fomos explorar a ilha de carro para visitar algumas praias.

Firá e Oía vistas do outro lado da ilha
praia de areia negra
nosso possante
Um grande número de praias é de difícil acesso e acabamos optando por uma menos badalada mas mais tranquila.

praia Perissa
No final da tarde voltamos para Oía.

rua principal
um amiguinho aqui

outro amiguinho alí
até chegarmos ao final da área para pedestres.

Depois de jantarmos nos dirigimos ao hotel para o grande espetáculo.

o castelo já estava lotado

e o espetáculo continua

eu vestida a caráter

encerramos a noite com um vinho rosé à beira da piscina

definitivamente apaixonados por Santorini e pelo povo grego que nos recebeu tão bem.

PS: desculpem o excesso de fotos só justificada pela beleza do lugar.