“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Introdução - Grécia e Romênia 2018

Em 2007 passamos por Rodes, Atenas e Olímpia durante um cruzeiro e desde então não pensamos mais em conhecer melhor o país até que vi fotos de Meteora, lugar único e místico com seus monastérios no alto das montanhas, mas era distante de Atenas e, não sei exatamente o porquê, tinha algumas ressalvas sobre explorar a Grécia de carro; até que vi fotos de Monemvasia, uma cidade medieval numa ilhota, e decidi que este seria nosso próximo destino.

As passagens foram adquiridas com milhas pela TAP, que não voa para Atenas, então decidimos chegar por Barcelona, cidade que já visitamos em 2005 mas que sempre merece uma nova visita.

Pela proximidade acrescentamos a Romênia, uma semana é suficiente para ver o roteiro básico, e aproveitamos para voltar direto de sua capital, Bucareste, para onde a TAP voa.

Meteora, Grécia
Castelo de Peles, Romênia
Foi uma viagem longa, 4 semanas, e este foi o nosso roteiro:

14/05 saímos de Guarulhos
15/05 chegada em Barcelona
16/05 Barcelona
17/05 voo para Santorini
18, 19 e 20 Santorini
21/06 voo para Milos
22 e 23 Milos
24/05 voo para Atenas, pegamos o carro e fomos para Meteora
25/05 Meteora
26/05 Delfos e Arachova
27/05 canal de Corinto e Náfplio
28 e 29 arredores de Náfplio
30/05 ida para Monemvasia passando por Mystras
31/05 Monemvasia
01/06 ida para Atenas onde devolvemos o carro
02 e 03 Atenas
04/06 voo para Bucareste, pegamos o carro e fomos para Sibiu
05/06 Sibiu e um trecho da Transfagarasan
06/06 ida para Sighisoara
07/06 ida para Brasov
08/06 Brasov e arredores
09/06 ida para Bucareste
10/06 Bucareste
11/06 voo Bucareste-Lisboa-São Paulo

Foram 11 trechos voados, 4 carros alugados e tudo transcorreu sem problemas. Optamos por acessar as ilhas de avião, mais previsível e mais rápido. Voamos pela Aegean, companhia aérea grega, que muito nos agradou. Quanto as ilhas escolhemos Santorini pela extraordinária beleza da caldeira e Milos pelas praias diferentes.

Além das atrações próprias dos dois países o que mais nos surpreendeu na Grécia foi uma acolhida sempre muito simpática e calorosa e na Romênia foi sua zona rural, pequenos vilarejos onde patos, galinhas e até gansos circulam livremente.

O que mais nos desagradou nos dois países foi a enorme quantidade de cachorros abandonados, animais geralmente de grande porte e muito tristes. É comum encontrarmos gatos em sítios arqueológicos mas aqui havia muitos cães, às vezes atropelados nas estradas. Logo depois que chegamos em Milos passamos num mercado e compramos ração para gatos e cachorros e assim foi até o final da viagem.

Na Grécia também encontramos pequenas cobras e tartarugas pelas estradas.




E foi na Grécia também que encontramos a gatinha mais dócil e carinhosa, veio para o meu colo, dormiu ronronando alto e fazia carinho no meu rosto, fiquei apaixonada por ela.





Um detalhe interessante é que se entende muito do que se lê nas placas em romeno já que a língua é latina.
Nos dois países come-se muito bem e há bons vinhos, principalmente na Grécia.
Foi uma viagem maravilhosa, dois países que nos encantaram.









































Nenhum comentário:

Postar um comentário