segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Lavertezzo e Ascona, Suíça - ao redor dos Alpes 2017

O dia  tinha sido de contratempos pela chuva e caminhos fechados e sou obrigada a reconhecer que só coloquei Ascona no roteiro para conhecer Lavertezzo, não que Ascona não mereça mas estava um pouco fora do nosso trajeto só que quando vi fotos de Lavertezzo fiz de tudo para acrescentá-la e valeu a pena. A ideia era conhecer Lavertezzo ainda nesse dia mas estávamos cansados e fomos diretos para o hotel em Ascona.

A chuva que caiu no Passo San Gotardo passou e quando chegamos em Ascona encontramos este final de tarde...

Ascona fica na parte norte do Lago Maggiore e desfruta de um clima mediterrâneo com ares bem italianos mas preços bem suíços... Seu centro antigo é fechado para carros e durante o dia é ocupado por barracas com produtos locais.

São várias ruelas com casinhas coloridas onde se destaca a igreja de San Pietro e Paolo com seu alto campanário.

Uma cena que muito nos agradou logo ao chegarmos foi a diversão dos labradores...

No final do dia, ainda claro após às 21:30h, um jantar de frente para o lago

e uma orquestra tocando na praça, o "grand finale"!!!

No dia seguinte a primeira coisa que fizemos foi ir até Lavertezzo por um caminho estreito e sinuoso pelo Vale Verzasca

onde fica a Barragem com 220 metros de altura.

Mas o nosso interesse era realmente Lavertezzo e a dúvida era saber o que é mais belo: sua ponte, a cor da sua água ou sua igreja.. Lavertezzo é uma pequena cidade onde predominam construções de pedra, entre elas a Igreja Beata Vergine degli Angeli, vista logo ao chegarmos.

Ao redor casinhas encantadoras

até que chegamos ao rio

e uma vista mais ampla deste belo vilarejo,

mas continuamos

e nos encantamos ainda mais...

com a cor dessa água e as várias pedras no leito do rio

e com a ponte medieval com mais de 400 anos dividida em dois arcos, a Ponte dei Salti.

Chegamos bem cedinho e tivemos a cidade só para nós mas ao sairmos  havia chegado um ônibus e turistas já disputavam um lugar na ponte.