“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Museu Hermitage em São Petersburgo, Rússia - Rússia e Países Bálticos


O Hermitage começou como uma coleção particular de Catarina, a Grande que construiu um pavilhão anexo ao Palácio de Inverno para abrigar uma coleção de pinturas, chamado de Pequeno Hermitage. Cerca de seis anos após já foi necessária uma outra construção, o Grande Hermitage, posteriormente foi acrescentada uma ala imitando a Galeria de Rafael do Museu do Vaticano. Para apresentações artísticas construíram o Teatro, ligado ao Grande Hermitage por uma galeria sobre o canal. O crescimento das obras levou a construção do Novo Hermitage, o único construído para ser um museu.

Abaixo uma foto da Wikipedia mostrando todo o complexo visto do Rio Neva, da esquerda para a direita temos o Teatro, a ponte sobre o canal de inverno, o Grande Hermitage, o Pequeno Hermitage e o Palácio de Inverno.


A nossa abrange só o Palácio de Inverno e uma parte do Pequeno Hermitage.



O Palácio de Inverno era a residência dos czares desde 1754 tendo sofrido várias alterações só na sua parte interna. Aqui morreu Alexandre II após o atentado no local da Igreja do Sangue Derramado, a partir de então a família pouco viveu aqui. Na Revolução Russa foi quartel general do governo provisório e posteriormente foi tomado pelos bolcheviques. Nossa entrada foi por ele e aqui o que encanta não são quadros ou esculturas mas os 460 aposentos ricamente decorados. Dele visitamos os outros prédios, todos magníficos....

Escadaria Principal


Pequena Sala do Trono
Salão de Armas com 800 m2 serviu de hospital na I Guerra Mundial
Galeria da Guerra de 1812
Salão de S. Jorge
incríveis e enormes vasos de lápis lázuli e malaquita
tudo em minerais nobres
Salão de Recepções Dourado
quarto de vestir
Salão de Malaquita com mais de 2 toneladas do mineral
Salão Branco, decorado para a boda de Alexandre II

Pavilhão com um incrível relógio pavão


galeria que chega ao teatro

Loggias de Rafael
pequena sala italiana


pequena sala espanhola
hall das doze colunas

sala do grande vaso
Há muitas salas com exposições de quadros, de esculturas, enfim muitas obras de arte mas a arquitetura e decoração foi o que mais nos impressionou.
Saímos do outro lado chegando à Praça do Palácio. Este lado do edifício encontrava-se em obras e a praça ainda apresentava parte do pátio montado para as comemorações do aniversário da cidade mas mesmo assim ela impressiona pela sua amplidão e edifícios em volta.



Se hoje a praça abriga shows, na época dos czares havia corridas militares com o próprio czar a cavalo. Foi aqui que também ocorreu em 1905 o "Domingo Sangrento" quando manifestantes desarmados foram mortos pelas tropas, foi por aqui também que os bolcheviques tomaram o Palácio de Inverno. No centro fica a Coluna de Alexandre, um pilar de granito vermelho com 47 metros de altura e com 600 toneladas com um anjo de bronze no topo, comemora a vitória de Alexandre I sobre Napoleão. Contrário ao Palácio de Inverno fica o Edifício da Administração Geral cujas alas estão ligadas por um arco tendo acima uma quadriga romana.

Praça do Palácio com a Coluna de Alexandre e o Arco Triunfal ao fundo
arco triunfal e quadriga romana



Na foto acima detalhes do arco decorado com motivos romanos, aliás o nome czar vem de César, como a Rússia se considerava um império tão grandioso quanto o Império Romano adotou o nome de César - Czar em vez de Imperador.

De um lado vê-se a cúpula da Santo Isaac e parte do Almirantado


Do outro lado a continuação do Hermitage com destaque para a antiga entrada pública do museu, são 10 atlantes de granito com 5 metros de altura com detalhes impressionantes




Agora as fotos aéreas de Rustem Adagamov



Abaixo consegue-se ver toda a grandiosidade da Praça do Palácio e seus prédios




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário