“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 18 de março de 2019

Mênfis e a primeira pirâmide, Egito - Egito e Marrocos 2019

A crença dos egípcios antigos na vida eterna fez com que desenvolvessem um culto fúnebre e para conservar o corpo do morto desenvolveram técnicas de  mumificação. O corpo era enterrado com tudo o que viesse precisar na nova vida. Inicialmente os faraós eram enterrados em Ábidos  mas depois da unificação do Baixo Nilo (norte) e Alto Nilo (sul) tendo como capital a cidade de Mênfis começaram a preferir serem enterrados na Necrópole de Saqqara, próximo à capital.

Necrópole de Saqqara
A fachada parece mais uma fortificação do que uma necrópole e a seguir encontram-se enormes colunas





no final uma grande área aberta com túmulos de pedra em forma de bancos, as mastabas, e a primeira pirâmide que foi construída com uma mastaba sobre outra, a Pirâmide de Djoser, faraó do séc. XXVII a.C., a construção foi idealizada e realizada por Imhotep, o vizir do faraó, e é considerada o primeiro monumento construído pelo homem.



Pirâmide de Djoser
necrópole
Em Mênfis também há um museu a céu aberto com uma estátua gigantesca do faraó Ramsés II que governou por 66 anos no ano 1.250 a.C.; são 11 metros de altura e 83 toneladas. Esta estátua não tem as pernas completas mas há outra perfeita no Museu Histórico no Cairo.




No exterior mais estátuas




e uma esfinge






























Nenhum comentário:

Postar um comentário