“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Yellowstone Park V - Estados Unidos e Canadá 2023

 Mais uma vez passamos pelo Hayden Valley e desta tivemos uma surpresa, um urso tranquilamente passeando...

bisões, fumarolas e lindas paisagens sempre presentes



e logo chegamos na nossa primeira parada, West Thumb Geyser Basin, uma pequena área termal que é uma caldeira dentro de outra caldeira, o lago.

muito linda com o lago ao fundo

Abyss Pool uma das mais profundas, 16 metros

Black Pool quase encoberta

ao lado uma área muito colorida cujas águas chegam ao lago, as cores são ação de bactérias



seguimos pela passarela ao lado do lago


para chegar no Big Cone


pequena mas muito bonita...

Seguimos para Midway Geyser Basin e desta vez conseguimos estacionar com tranquilidade e que lugar maravilhoso...sem dúvida a que mais nos agradou

Logo após estacionarmos cruzamos o Rio Firewhole que recebe as águas do geyser Excelsior, 15.000 litros de água por minuto formando pequenas cachoeiras com bordas bem coloridas, maravilhoso...



Começamos a percorrer as passarelas, num total de 1,2 km, e logo chegamos na cratera do Geyser Excelsior cuja última explosão foi em 1.985 e durou 2 dias, já foi o maior do mundo; agora só vimos muita fumaça.

Mas a grande atração está no alto, a Grand Prismatic Spring

cores deslumbrantes azul, verde, amarelo e um laranja impressionante nas bordas, é a maior piscina do parque com 90 metros de diâmetro, 50 metros de profundidade e jorrando 1.800 litros de água por minuto. Já existe uma trilha para vê-la do alto mas é bem íngreme.



Na saída outras duas piscinas, Opal PoolTurquoise Pool.


Toda a margem do rio é muito bonita e agradável


e mais a frente encontramos o Flood Geyser

Continuamos na Grand Loop em direção ao Old Faithfull, onde ficaríamos nas próximas duas noites, e passamos pela Biscuit Basin, cujo nome se deve ao formato das formações rochosas resultado das erupções das suas piscinas. A área completa tem 1 km e é toda demarcada por passarelas.

Primeiro cruzamos o Firewhole River e logo encontramos a Opal Pool e a Black Diamond Pool



Mais a frente um caminho muito colorido feito pelas águas vindas da profunda Sapphire Pool




Ainda conseguimos visitar uma outra área termal, Black Sand Basin, uma área pequena muito próxima ao Old Faithful e famosa pela Emerald Pool

mas com outros detalhes bem interessantes.




Por fim nos dirigimos ao Old Faithful Inn, o hotel que escolhemos nesta área, construído entre 1903/1904 possui a maior estrutura em toras do mundo, no seu lobby uma enorme lareira de pedra e um relógio artesanal de cobre, sem dúvida é uma maravilha mas nosso quarto não tinha frigobar e no hotel não tem internet. Aqui também não há refeições a la carte, nossa sorte foi no segundo dia ter ido jantar no outro hotel do local, Old Faithful Snow Lodge, com internet e jantar a la carte, mesmo com pouca opção de pratos foi maravilhoso sentar, pedir e sermos servidos, fica a dica, afinal o outro pode ser visitado a qualquer momento.









































Nenhum comentário:

Postar um comentário