“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Avignon, França - Sul da França e Suíça 2012

Avignon é uma cidade com mais de 5000 anos de história. Pela sua posição geográfica sempre foi um importante centro comercial mas foi a partir de 1309, em decorrência de um conflito religioso, que se tornou residência dos papas. Esta situação permaneceu até 1791 quando foi incorporada à França durante a Revolução Francesa. Nesse período aqui viveram 7 papas, o primeiro, Papa Clemente V, começou a construção de um palácio para sua moradia, o Palais des Papes, um palácio com arquitetura militar protegido por dez torres cuja construção demorou 50 anos sob o comando de 4 papas.

Palais des Papes


 Ao redor do palácio fica o centro antigo da cidade, tudo protegido por muralhas.

pedra e muralhas ao redor do centro antigo de Avignon

uma das entradas da cidade murada

muralhas fortificadas
O palácio fica numa grande praça, Place du Palais, e ao seu lado está o Rocher des Doms.


A visita ao palácio é paga e feita com áudio-guia. São vários os aposentos, alguns com móveis, tapeçarias da época, alguns com afrescos e outros só com painéis explicativos.










Ao lado do palácio e no ponto mais alto da praça fica a catedral, com uma estátua de ouro maciço da virgem. Este local chama-se Rocher de Doms e além da catedral possui vários jardins e uma fonte, mas seu maior tesouro é a vista que se tem da cidade, dos vinhedos, da Ponte St. Benezet, da cidade Villeneuve lez Avignon, logo alí, do outro lado do Rio Rhone.

Catedral
praça vista do Rocher des Doms

interior da catedral
fonte

Rio Rhone
Forte St André em Villeneuve lez Avignon
vinhedos, ponte e Villeneuve lez Avignon
Villeneuve lez Avignon

Ponte St. Bénezet e Villeneuve lez Avignon
A Ponte Sainte-Bénezet foi construída sobre o Rio Rhone no séc. XII, destruída em 1226 pelas cruzadas, reconstruída e destruída várias vezes, quase totalmente destruída nas enchentes de 1668 e abandonada no séc. XVII. Ligava Avignon a uma ilha no meio do rio, sendo que do outro lado da ilha fica Villeneuve lez Avignon. Ligava pois hoje não leva a lugar nenhum já que dos seus 22 arcos só sobraram 4. Acima da ponte fica a capela Saint Nicolas. A visita ao que restou da ponte é paga mas pode-se avistá-la muito bem do alto do Rocher des Doms ou, fora das muralhas, às margens do Rio Rhone.

Ponte St Bénezet sobre o Rio Rhone

Capela St Nicolas

acesso a ponte
Se a parte mais turística da cidade é a Place de Palais, a Place de l'Horloge é a mais agitada pelo grande número de restaurantes com mesas nas calçadas,  um carrossel de 1900,  vendedores e  a prefeitura. Ficamos num hotel ao lado da praça mas toda área da cidade murada é muito agradável e facilmente percorrida a pé, possuindo ainda muitas mansões dos séc. XVII e XVIII.  Não deixe de aproveitar para comprar excelentes azeites trufados e tapenades.







































2 comentários:

  1. Ola Inês, tudo bem? As usas fotos estao otimas! Que bela viagem você fez pela minha querida Provence. Da proxima vez me avise para tomarmos um café. Um abraço do "Persa" (http://www.naprovence.com).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana. Não pretendíamos passar por Aix mas estando na cidade lembrei de tudo que li sobre a cidade no seu blog, pode deixar na próxima vez tomaremos um café. Abraços

      Excluir