“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sábado, 1 de dezembro de 2012

Saint-Paul-de-Vence e Aix-en-Provence, França - Sul da França e Suíça 2012

Assim como Èze Saint-Paul-de-Vence também é uma cidade medieval construída numa colina entre Nice e Cannes. Ruas estreitas e pequenas praças protegidas por muralhas do séc. XVI apresentam hoje lojas e restaurantes que estão sempre lotadas de turistas.


A beleza de suas casas de pedra, os vinhedos e ciprestes ao redor, avistar o  Mediterrâneo atraíram para cá vários pintores do séc. XX como Matisse, Renoir, Soutine, Chagall entre outros. Ao redor das muralhas há o albergue-restaurante de 1920, La Colombe d'Or, que era muito frequentado por artistas da época que muitas vezes pagavam com suas obras; hoje é também um museu a céu aberto.

A rua principal da cidadela é a Rue Grande que além das lojinhas tem vários atelies e galerias de arte mantendo a tradição artística.


Chega-se então a Fonte Grande, construída em 1615 tem a forma de um vaso.


Mas são os detalhes que encantam






No ponto mais alto fica a Chapelle de Pénitents Blancs do séc. XVI e Le Donjon uma construção medieval que foi usada como prisão no séc. XIX.




Fora das muralhas também é muito agradável, além de La Colombe d'Or há a Fundação Maeght, que é um museu de arte moderna, um campo de bocha muito disputado além de igrejas, lojas e estacionamentos.




Nossa próxima parada seria no Luberon, cerca de 200 km de distância; resolvemos então dormir em Aix-en-Provence, uma cidade maior e mais agitada que não estava nos nossos planos. Foi uma boa surpresa pois é uma cidade efervescente, bonita, com muitas  fontes e uma vida noturna agitada, além de ser a cidade onde nasceu Paul Cézanne. O site www.naprovence.com da brasileira  Ana, que mora em Aix, traz muitas informações e serviços da região e de toda a Provence e Ana é muito atenciosa e prestativa.




















6 comentários:

  1. Cara Inês. Estivemos em Aix-en-Provence numa noite bem quente. Era sábado. Toda a cidade estava na rua. Um clima de festa maravilhoso embora fosse um dia comum para eles. Curtimos demais. Novamente parabéns pelo excelente gosto de vocês. Abraço. Narcísio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estivemos lá num sábado a noite, cidade bem agitadinha....Abraços e agradeço os comentários.

      Excluir
  2. E aquele doce delicioso - Calisson - típico da região!!! Ponto gastronômico imperdível!
    Bjos
    Lilian

    ResponderExcluir
  3. Tem tanto para ver, sentir e degustar que esse passou batido. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Passei uma semana em Aix e passeei muito pela Provence, saí de lá APAIXONADA.
    Fui no começo do verão de 2012. A Provence é perfumada com cheiros de temperos, coquelicots e as lindas lavandas, tão cheirosas. Até plantei no meu quintal para sempre lembrar desse paraíso.

    ResponderExcluir
  5. Nossa Rita deve ter sido maravilhoso, ter uma semana inteira para curtir essa região tão linda.

    ResponderExcluir