segunda-feira, 18 de julho de 2022

Flam, Aurland e Laerdal - Noruega 2022

O dia foi usado para explorar Flam e arredores, começamos por Aurland subindo pela estrada de montanha Bjorgavegen onde foi construído Stegastein Viewpoint

de frente para o Aurlandsfjorden, um braço do Sognfjorde

Daqui iríamos para Laerdal e Borgund e era possível continuando pela mesma estrada do mirante, só não esperávamos percorrer a Aurlandsfjellet com temperatura de 1 grau Celsius e muito gelo, quase sem áreas de degelo.

As estradas são estreitas e o cuidado fica redobrado quando encontramos animais.

Começamos a avistar Laerdal e o Sognfjorde, dormimos aqui em 2011 para no dia seguinte fazer um cruzeiro pelo fiorde,

lembrávamos de uma cidade bem tranquila, e ela continua assim...

Seguimos para Borgund para rever a igreja de madeira mais importante do pais

Para voltarmos poderíamos fazer o mesmo caminho mas preferimos o túnel, o mais longo do mundo com 24,5 km, para atrair a atenção dos motoristas há curvas leves, rotatórias e a cada 6 km câmaras maiores com iluminação diferente, um espetáculo, uma excelente alternativa para o ferry boat e a Aurlandsfjellet que fecha no inverno.

Chegamos em Flam rapidinho e a cidade estava lotada, a maioria iria fazer o famoso passeio de trem, como já fizemos em 2011 resolvemos seguir por uma estrada que acompanha até certo ponto o caminho do trem

até que cruzamos a linha de trem

e vimos ele passar

daqui retornamos e vimos uma queda de água que passa por essa montanha.

Foi uma boa alternativa ao cruzeiro...