“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Eslováquia - Leste Europeu 2010


ESLOVÁQUIA 1

  • Bratislava: saimos de Viena em direção a Budapeste e passamos por Bratislava, capital da Eslováquia. Antes de chegar ao centro antigo passamos pelo Castelo de Devin que fica na confluência dos rios Morávia e Danúbio e inicialmente foi um povoado celta, depois um posto romano, praça-forte do rei da Grande Morávia, em 1809 foi explodido nas guerras napoleônicas e, no séc. XIX, tornou-se símbolo da identidade nacional eslovaca. Está fechado ao público mas a vista de suas ruínas ao lado dos rios compensa a visita.
Castelo de Devin



A cidade velha de Bratislava é formada por duas praças interligadas, em uma fica a Câmara Municipal e na outra uma Coluna Mariana de 1657 e a Fonte de  Maximiliano. De ambas se avista o Castelo de Bratislava, hoje o  Museu  Nacional Eslovaco. Mas o que mais chama a atenção dos visitantes são as estátuas espalhadas pela cidade, estátuas em tamanho natural de Napoleão, de um fotógrafo, de alguém saindo de um bueiro, entre outras.

antiga praça do mercado onde fica a Fonte de Maximiliano
Porta de S. Miguel, única porta das fortificações medievais que restou
uma das estátuas






Nenhum comentário:

Postar um comentário