“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Espanha - Portugal e Espanha 2011

  • Santiago de Compostela: saindo de  Chaves entramos na Espanha e fomos para Santiago de Compostela. Lá ficamos no Hotel Convento São Francisco, antigo convento de 1214, que manteve muitas das paredes originais assim como o claustro sem perder a funcionalidade, o conforto e a modernidade. Muito bom hotel, excelente café da manhã, há uma quadra da Catedral.
Hotel de São Francisco
monumento a frente do hotel
detalhe da parde do hotel: pedras antigas do mosteiro e o perfil metálico para manter a estrutura

A catedral de Santiago situa-se na Praça do Obradório. Na mesma praça está o Hostal dos Reis Católicos, hoje um parador foi um hospital e pousada para os peregrinos , à frente da Catedral  fica o Palácio Raxoi do séc. XVIII e completando a praça o Palácio de São Jerônimo do séc. XII.
Parador dos Reis Católicos
Palácio Raxoi
Palacio São Jerônimo
Catedral de Santiago de Compostela
A construção da Catedral começou no séc. IX e desde então mantém-se como um centro de peregrinação. Nela está sepultado o apóstolo São Tiago. É comum encontrar-se peregrinos por toda a cidade como o da foto abaixo.

Atravessando-se o Pórtico da Glória com estátuas de apóstolos e profetas entra-se na igreja. Logo após a entrada, de costas para a porta e de frente para o altar fica a estátua do Santo dos Croques que dá as boas vindas aos peregrinos devendo ser tocado por todos para dar sorte.
Santo dos Croques
interior da Catedral

pia batismal e parede com a cruz de São Tiago
lateral da Catedral

Fonte dos Cavalos na Praça das Praterias, na face contrária da Catedral

Os dois dias que estivemos na cidade foram de chuva, o que parece ser bem frequente.
Fora do centro histórico há ruas com muitas lojas mas o melhor foi passar pelo mercado no centro, muito movimentado.

mercado de rua

  • Vigo: saimos de Santiago em direção a Portugal, passamos por esta linda cidade mas o trânsito era intenso assim só tiramos fotos de dentro do carro.
Vigo


  •  Tui: esta cidade faz fronteira com Portugal, com a cidade de Valença do Minho, através de uma ponte internacional de ferro que foi construida por Gustave Eiffel em 1894.
centro histórico de Tui
ponte internacional






Nenhum comentário:

Postar um comentário