“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Introdução - ao redor dos Alpes 2017

A ideia deste roteiro surgiu na viagem que fizemos no ano passado pelos Balcãs. Quando chegamos em Bled ocorreu uma nevasca fora de época e o caminho que faríamos pelo norte da Eslovênia encontrava-se bloqueado pela neve, a opção dada pelo GPS foi atravessar a fronteira da Itália e o retorno a ela foi por uma estrada entre montanhas nevadas, um caminho que nos encantou, este dia está relatado aqui, fazendo surgir a ideia de uma viagem rodeando os Alpes, fazendo os famosos "passos" de montanha da Suíça e os passos entre as Dolomitas da Itália. Lugares próximos que acabaram ficando de fora em outras viagens foram acrescentados como Hallstatt na Áustria, Suíça Saxônica na Alemanha, Passau na fronteira entre Alemanha, Áustria e República Tcheca entre outras.


Escolhemos Berlim como porta de entrada pela proximidade com a Suíça Saxônica e por ser uma cidade que gostaríamos de visitar novamente. Pensei inicialmente em um roteiro linear saindo da Alemanha e terminando ou na Suíça ou na Itália mas as locadoras de carro cobram taxas muito altas para devolução em outros países, o valor praticamente dobra, então no final fizemos um pequeno retorno para a Alemanha e saímos por Munique, outra cidade que merece uma segunda visita.

Quando ir? início da primavera teríamos mais neve mas muitos lugares ainda estariam fechados, fim da primavera teríamos menos neve, todos os caminhos abertos, muita gente e muito calor. Escolhemos segunda quinzena de maio e acertamos pois tirando o Passo de São Gotardo todos os caminhos estavam abertos, os dias foram ensolarados, até com temperaturas altas, com pôr do sol depois das 21:00h, aproveitamos muito.

Como já conhecemos as principais cidades desses países a escolha era pelas pequenas e pitorescas, as exceções foram  Berlim e Munique pela facilidade de seus aeroportos, Dresden para explorar os arredores do Rio Elba, Salzburg porque é muito encantadora e nos serviu de base para conhecer o "Ninho da Águia" na Alemanha e na Itália aproveitamos para conhecer as belas cidades do norte que ainda não conhecíamos: Cortina d'Ampezzo, Bolzano e Trento. Vaduz, a capital de Liechtenstein, foi uma escolha mais para facilitar o roteiro assim como Saint Gallen na Suíça.

Pensamos em fazer algum dos passeios de trem panorâmico da Suíça mas estaríamos de carro o tempo todo, nosso caminho teria que ser de ida e volta o que tomaria muito tempo e muito dinheiro.

Um blog que muito nos inspirou foi https://passeandopelavida.com/ da portuguesa Gracinda Ramos que sozinha com sua moto faz roteiros incríveis, viagens maravilhosas.

As próximas postagens e fotos vão mostrar o quão maravilhosa foi esta viagem...







































Nenhum comentário:

Postar um comentário