“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Érice a Agrigento - Itália 2010

  • Selinunte: saimos de Marsala em direção a Selinunte, uma das grandes cidades da Magna Grécia, fundada em 651 aC. No caminho encontramos, no meio de uma cidade, um pastor guiando suas ovelhas....bucólico!!!!!



Selinunte foi um porto importante e ainda se vêem parte das muralhas que a protegiam. Em 409 aC foi quase totalmente destruida pelos cartagineses sobrando oito dos seus templos, alguns em ruínas mas outros em excelente estado. O ingresso ao sítio custa 6 euros e pelas distâncias entre os templos recomendo o uso do carro elétrico com o custo de 3 euros por meia hora.

templo E do grupo oriental dos templos
ruínas do templo F, grupo oriental
vista do mar e da área da Acrópole estando no grupo oriental
templo C da Acrópoles
muralhas da cidade
  • Eraclea Minoa: entre Selinunte e Agrigento encontra-se esta cidade grega que apresenta um teatro na rocha, muralhas e casas. Foi construida no alto de uma praia e ficava entre os territórios gregos e cartagineses.
teatro
muralhas
linda praia próxima ao sítio arqueológico
  • Agrigento: inicialmente foi a rica cidade grega Akragas que era rival de Siracusa, em 406 aC foi incendiada pelos cartagineses e em 261 aC foi tomada pelos romanos e recebeu o nome de Agrigentum.
Nem chegamos a entrar na cidade, já havíamos reservado um hotel com vista para seu complexo de ruínas, o maravilhoso Vale dos Templos. Há dois conjuntos de templos, todos voltados para leste para que o sol irradie a estátua de dentro do templo. Há possibilidade de visita guiada e de visita noturna, aliás a vista noturna do vale é maravilhosa,fica todo iluminado.

Templo da Concórdia visto do nosso quarto
Ficamos no Hotel Villa Athena num quarto com vista para o templo da Concórdia. Independente da vista o hotel apresenta excelente custo benefício, quartos grandes e bem confortáveis, piscina, excelente café da manhã e ótimo atendimento.
Templo da Concórdia
nosso hotel e a cidade de Agrigento vistos do Vale
Templo de Hércules
Templo de Hera

Templo de Zeus
O templo de Zeus era suportado por 38 gigantes, os telamons ou atlas. Do outro lado da rua há um dessses gigantes reconstituidos porém deitado.
telamon e Agrigento ao fundo
telamon e templos da Concórdia e de Hércules ao fundo

Templo de Castor e Pollux
Este lugar é maravilhoso, ficamos encantados. Vimos novamente noivos, estavam no local para fotos....que tela de fundo!!!!












2 comentários:

  1. Vi uma foto onde há uma cabeça de um gigante onde está o Tempo de Castor e Pollux. Ela ainda está por lá? foto: http://thespis1.deviantart.com/art/Akragas-Agrigento-Sicilia-201145923

    ResponderExcluir
  2. Oi Carolina, acho que é uma montagem ou alguma exposição, não vi essa cabeça por lá. O que existem são os gigantes que eram colunas, talvez essa cabeça esteja no museu,tentei pesquisar mas só achei essa foto.

    ResponderExcluir