“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Lucerna, Suíça - Sul da França e Suíça 2012

Chegamos em Zurich e pegamos nosso carro no aeroporto. A ideia era ir até o centro, ver suas igrejas e a principal rua de comércio, porém era uma segunda-feira na hora do almoço, o trânsito era intenso, estávamos cansados e as nossas voltas foram só de carro, logo decidimos seguir em frente e lá fomos para Lucerna.
Esta linda cidade construída a volta do Lago Lucerna e entre três montanhas, Rigi, Pilatus e Stanserhorn, é facilmente percorrida a pé. Sempre preferimos ficar em hotéis próximos ao centro antigo, deixamos o carro no estacionamento e só andamos a pé. Na Suíça tivemos dificuldade em encontrar hotéis nessas regiões pelo mesmo valor que pagamos em outros países, ou pagaríamos uma diária bem mais cara ou ficaríamos num hotel bem mais simples. Nosso hotel tinha um estacionamento em frente, ficava quase ao lado do rio, possuía elevador onde só entrava uma pessoa e sua mala por vez, o quarto muito simples porém limpo; foi uma boa escolha: Hotel Goldener Stern atrás da Igreja Jesuíta, próximo a tudo.


A cidade é cortada pelo Rio Reuss que possui barragens para evitar inundações.


Dentre as sete pontes sobre o rio, uma tem grande destaque, a Ponte da Capela (Kapellbrucke), construída no séc. XIV como parte das fortificações erguidas quando Lucerna deixou de fazer parte da dinastia dos Habsburgs. Esta é uma  das mais antigas pontes de madeira da Europa, foi aberta ao público no séc. XVII quando recebeu as 147 pinturas que contam histórias da cidade, destas 100 foram perdidas no incêndio de 1993. Outra ponte que também possui pinturas é a Ponte do Moinho, construída em 1408, logo a seguir da Ponte da Capela.

Ponte da Capela
Ponte da Capela
pinturas na Ponte do Moinho
Entre  as duas pontes encontramos lindas construções com destaque para a Igreja Jesuita de um lado e a Rathaus, prefeitura, do outro.





A Igreja Jesuíta em estilo barroco teve sua construção concluída em 1666. Tem grande importância para a cidade, que é uma das poucas que não aderiram totalmente ao protestantismo, sendo metade católica e metade protestante.
Igreja Jesuíta
A prefeitura, Rathaus, do outro lado do rio, possui um telhado inclinado que veio de uma fazenda de Berna e é vermelho.
prefeitura
Há muitas casas no centro histórico com paredes adornadas com afrescos e belas praças, além de uma arquitetura muito diferente.




A cidade ainda preserva parte de suas muralhas e três torres de observação.

muralhas e torres ao fundo

Do lindo lago avistam-se os Alpes, na foto abaixo sem muito destaque pois o dia estava muito nublado.


À beira do lago encontra-se outra igreja, Hoffkirche, com suas torres gêmeas.


Afastando-se um pouco do lago encontramos uma rocha onde foi talhado um leão morimbundo, que impressiona pelos detalhes e foi construído em homenagem aos guardas suíços que morreram no assalto às Tulherias em 1792.




É uma cidade muito agradável e oferece vários passeios aos Alpes e de barco mas o tempo no dia não permitia. Li que o passeio ao Monte Pilatus, há 2000 metros de altitude, feito em parte por um bondinho que sobe muito íngreme passando por paredões, abismos e lindas paisagens vale muito a pena.









2 comentários:

  1. Cara Inês. Fizemos o passeio ao Monte Pilatus. Subimos por um lado e descemos de bondinho pelo outro onde pegamos um barco para retornar a Luzerna onde ficamos hospedados. A visão lá de cima é estupenda. Se puderes ir lá, vale muito a pena. Aproveitem. Narcísio e Dirlei.

    ResponderExcluir
  2. Li sobre esse passeio mas nosso tempo na Suíça estava contadinho, além disso estava muito nublado, ficamos só 3 dias no país todos nublados.

    ResponderExcluir