“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Riba de Santiuste, Atienza e Oropesa, Castilla la Mancha - Espanha 2013

Saindo de Siguenza encontramos um castelo, era do pequeno povoado de Riba de Santiuste. Este castelo foi construído no séc. IX como uma fortaleza árabe e foi disputado entre árabes e cristãos sendo tomado por estes em 1085. Foi destruído em 1811 na Guerra da Independência e em 1973 tornou-se propriedade particular até que ocorreu um incêndio sendo então fechado e abandonado.
Mesmo abandonado as vistas do castelo desde o povoado são muito bonitas.



Atienza também é um pequeno povoado com uma rica história medieval possuindo um castelo do séc. XII também destruído na Guerra da Independência. O povoado possui também algumas igrejas e uma bela Plaza Mayor.






Oropesa já é um povoado maior cujo castelo é um Parador. Saindo de Atienza passamos por Madrid até a encontrarmos.


Seu nome tem origem em uma lenda onde os árabes sequestram uma donzela cujo resgate é feito pelos templários pagando seu peso em ouro. Numa das entradas da cidade vemos seu escudo representando a lenda.


Seu patrimônio é reflexo das ocupações romana, árabe e cristã . Avistado desde a estrada o Castelo-Palácio dos Condes de Oropesa é formado por dois castelos, o Castelo Velho árabe do qual restam duas grandes torres circulares e o Castelo Novo construído em 1402 e cujo destaque é a Torre de Menagem com 25 metros de altura.

Castelo-Palácio dos Condes de Oropesa
Castelo Velho
Castelo Novo
Passou pela Guerra da Independência, foi usado como Praça de Touros e como quartel até que em 1930 passou por um grande restauro que transformou o Castelo Novo em Parador.

Sua principal praça é a Plaza del Navarro com a neomudejar Torre do Relógio.

Plaza del Navarro
Na praça vemos decoração com azulejos, uma tradição local.

antiga biblioteca

Há outras casas decoradas pela cidade


algumas igrejas

Capela de São Bernardo de 1605
Igreja de Nossa Senhora de Assunção
a antiga prefeitura


e até uma parede, próxima ao Parador, lembrando a época medieval
































5 comentários:

  1. Oi Inês. Viagem fantástica e inspiradora. Em breve haveremos de visitar muitas cidades que vocês visitaram nesta. Muito bom gosto. Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, foi uma viagem fantástica, obrigada por ter nos acompanhado.
      Abraços

      Excluir
    2. Oi Inês. Para você e toda a tua família, um fim de ano onde vocês possam comemorar todas as conquistas e viagens que fizeram neste ano preparando o espírito para 2014 que, se depender da nossa torcida, será repleto de amor, felicidade, sucesso e muitas viagens maravilhosas. Obrigado por compartilhar conosco aquilo que vos emocionou pelo mundo. Espero um dia a gente se encontrar para um bom papo ao vivo, com boa comida regada por um bom vinho. Forte abraço. Narcísio.

      Excluir
    3. Muito obrigada, desejamos o mesmo para vocês e que possamos viver mais e mais experiências em viagens maravilhosas e quem sabe conversar sobre elas. BOAS FESTAS

      Excluir
  2. Oi Inês. Treinei vendo vídeos no youtube. Basta colocar "como dirigir na Inglaterra" que aparecem vários vídeos, alguns com informações muito importantes. Espero tê-la ajudado. Achamos o povo inglês o mais receptivo de todos que visitamos. Espero que se repita com vocês. Forte abraço.

    ResponderExcluir