terça-feira, 18 de outubro de 2016

Introdução - desertos, canyons e Las Vegas USA 2016

A Europa sempre exerceu grande fascínio sobre nós e concentramos as nossas viagens explorando esse continente mas, de uns anos para cá, por possuirmos familiares vivendo na Flórida, passamos a viajar para os Estados Unidos, inicialmente foram viagens unicamente para visitar os familiares até que neste ano decidimos explorar o Grand Canyon e outros canyons próximos, obviamente incluímos Las Vegas e a fizemos nosso ponto de chegada e de partida.

Adquirimos nossas passagens com milhas e chegamos por Miami, daqui saímos no dia seguinte para Las Vegas. Não há voo direto entre Miami e Las Vegas e a viagem seria longa então dormimos em Miami, escolhemos um hotel dentro do aeroporto reduzindo o tempo perdido entre transfers; o hotel fica na área de check-in nacional e tínhamos a disposição as lojas e restaurantes do aeroporto.

Grand Canyon

Muito do nosso roteiro foi baseado em postagens dos blogs www.felipeopequenoviajante.com,  www.ideiasnamala.com e http://www.viajonarios.com.br/a-caminho-do-grand-canyon-pela-rota-66  e ficou assim:

Dia 1: chegada em Las Vegas, retirada do carro alugado seguindo rumo a Springdale, porta de entrada do Zion Park

Dia 2: Zion Park

Dia 3: destino Page passando pelo Bryce Canyon e Kanab

Dia 4: Monument Valley

Dia 5: destino Sedona passando por Flagstaff

Dia 6: Sedona, Montezuma Castle e Jerome

Dia 7: destino Grand Canyon

Dia 8: Grand Canyon

Dia 9: destino Las Vegas passando por cidades na Rota 66 e conhecendo Hoover Dam

Dias 10, 11e 12 : Las Vegas

Dia 13: embarque rumo a Florida

Por U$80,00 compramos o passe anual America Beautiful    ( https://www.nps.gov/planyourvisit/passes.htm ) incluindo todos os parques escolhidos com exceção do Monument Valley que fica numa reserva indígena.

Considerações após a viagem:

- a organização dos parques é excelente e as pessoas são muito prestativas

- muita vida animal selvagem preservada

-as paisagens são únicas

- as estradas são ótimas, não há pedágios mas as distâncias percorridas foram grandes e, tirando a proximidade dos parques, não há nada para se ver pelo caminho

- reservamos em média dois dias para cada local mas como nosso objetivo era só conhecer, sem fazer trilhas, sobrou tempo

- a comida nos parques e nas cidades próximas é basicamente hamburguer e frituras, nessa região não apreciamos nenhuma refeição

- ficamos chateados com a quantidade de lixo produzida num simples café da manhã já que, em muitos lugares, tanto prato quanto talheres são descartáveis

- os hotéis são caros e não oferecem nada demais além de cobrar a primeira diária adiantado e às vezes até o valor total da estadia; em um hotel não conseguimos mudar o débito no cartão por dinheiro.