“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

domingo, 20 de novembro de 2016

Grand Canyon - Desert View Road, Arizona - desertos, canyons e Las Vegas USA 2016

O Parque Nacional do Grand Canyon, criado em 1.919, abrange uma área de 4.926,7 km2 sendo 446 km de comprimento com até 29 km de largura e chegando a uma profundidade de 1,8 km. Essa enorme fissura vem sendo causada, há pelo menos 17 milhões de anos, pelo Rio Colorado que nasce no Parque Nacional de Rocky Mountains no estado do Colorado, atravessa vários outros estados até desembocar no Oceano Pacífico. Nesse percurso de 2.334 km a erosão causada originou grandes mudanças na paisagem e que hoje são áreas protegidas como o Zion Park, o Bryce Canyon Park e Capitol Reef Park entre outros. Dentre eles o Grand Canyon é o mais conhecido e o mais grandioso recebendo cerca de 4,5 milhões de visitantes anualmente.



O parque possui 3 entradas:

- a margem sul do canyon, South Rhim, é a que possui melhor infraestrutura ficando aberta o ano inteiro e é a que recebe o maior número de visitantes
- a margem norte do canyon, North Rhim, aberta somente de maio a outubro
- a margem oeste, West Rhim, que não faz parte do Parque Nacional e sim da Reserva Indígena Hualapai e onde fica a Skywalk, uma passarela de vidro em forma de U que avança sobre o canyon; esta é a que fica mais perto de Las Vegas e que possibilita um bate-volta puxado.

Interessante que entre as bordas norte e sul a distância em linha reta é de somente 10 km que se transformam em 354 km quando percorrida de carro.

Optamos por ficar no complexo da South Rhim, no lodge Kachina, um edifício de 2 andares onde somente ficam quartos, tendo o histórico hotel El Tovar como base para recepção e refeições. As acomodações dentro do parque são caras e precisam ser reservadas com uma boa antecedência.

El Tovar

interior do El Tovar
Kachina Lodge
Escolhemos nos hospedar dentro do parque para ter acesso mais tranquilo às suas paisagens nos períodos do nascer e do pôr do sol mas, sinceramente, nem lembramos disso durante a nossa estadia e se fossemos para lá novamente iríamos preferir nos hospedar em Tusayan, cidade mais próxima da entrada sul do parque com um custo menor e mais opções de restaurantes.

Saímos de Sedona e em menos de 2 horas já estávamos na entrada do parque, aqui utilizamos o passe anual comprado no início da viagem; como o check-in ainda não estaria liberado escolhemos conhecer o lado direito do parque, Desert View, que pode ser percorrido de carro.

São vários mirantes de fácil acesso e com vistas incríveis.













Um passeio que deve ser maravilhoso, mas não tivemos coragem, é o sobrevoo de helicóptero, visível bem pequenininho nas duas fotos abaixo.





Foram muitas fotos.... em algumas vê-se o Rio Colorado















em outras já avistamos a Watchtower, uma torre inspirada nas estruturas dos índios Anazasi construída em 1.932 e de onde, no topo, tem-se uma vista 360° do canyon.



Esta torre fica no último mirante da Desert View Road , o que possui a melhor infraestrutura.




Daqui, mesmo sem subir, as vistas são maravilhosas.






Retornamos pelo mesmo caminho e fomos para o Village, local onde se concentram os hotéis, restaurantes e lojas.

Um pouco antes de chegarmos vimos uns carros parados, paramos também e encontramos cerca de 7 animais, um tipo de veado, bem tranquilos e que não se assustaram com a nossa presença.


























2 comentários:

  1. Maravilha de fotos e paisagens. É um lugar mágico. Fizemos o passeio de helicóptero. Adrenalina pura. Boas viagens queridos amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela presença constante no nosso blog, nos deixa muito feliz.

      Excluir