“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Zumaia e San Juan de Gaztelugatxe, Espanha - França e Espanha 2017

Desde que vi pela primeira vez uma foto da ilhota de Gaztelugatxe ela entrou no rol dos lugares a conhecer e a oportunidade surgiu nesta viagem. A ilhota pertence ao município de Bermeo e está ligada ao continente por uma ponte de onde sai uma escadaria com 237 degraus que leva a Igreja San Juan de Gaztelugatxe com origem nos Cavaleiros Templários.


O dia estava chuvoso mas o lugar é muito bonito.





Olhando no mapa fiquei com a ideia de uma descida asfaltada mais suave saindo de um dos mirantes mas lá não achei a entrada para essa descida, somente no local onde há um restaurante e onde o estacionamento é bem maior há indicação de saída para a igreja. Lá informam que são 1.600 metros, desci 300 metros bem íngremes e encontrei um mirante, a partir daqui a descida era pior e como tinha chovido o lugar estava barrento, acabei por desistir, foi melhor pois só para subir esses 300 metros cansei bastante. Hoje olhando novamente no mapa vejo que essa descida é num terreno bem diferente da outra que vem do outro mirante mas não vi nenhuma indicação, uma pena pois adoraria andar naquela ponte sobre o mar.

Mesmo não conseguindo ir até lá adorei ter visto este lugar magnífico, foram inúmeras fotos. Na foto abaixo é possível ver a estrada que falo no texto acima.



Esta foi tirada do mirante na descida e é possível ver mais vegetação ao redor e mais detalhes da igreja.



Meses antes de viajar San Juan ganhou um gostinho a mais, logo no início da 7° temporada de Game of Thrones a ponte e a escada foram usadas como cenário da Caverna do Dragão.



 e foi lendo sobre esses locais de filmagem que descobri um outro aqui pertinho, Zumaia, uma cidade litorânea marcada por penhascos incríveis. O melhor lugar para ver a praia e os penhascos e a Capela San Telmo.







Vimos pessoas na praia mas também não conseguimos achar o caminho para lá, saindo da capela não há nenhuma proteção, o penhasco está ao lado.



Aqui foi filmado o desembarque de Jon Snow.


Uma pena o dia estar nublado e chuvoso, dificultou uma exploração melhor desses dois lugares tão maravilhosos.


















2 comentários:

  1. Muito interessante saber deste lugar. Não tinha ideia. Parabéns pelo conteúdo do blog: muitos lugares que não são possíveis de encontrar nas publicações especializadas.

    ResponderExcluir