“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Taormina e redondezas - Itália 2010

  • Taormina: de Siracusa fomos para Taormina, uma linda cidade com praias e um rico passado. Foi fundada em 304 aC e esteve em poder de romanos, árabes, normandos e espanhóis. Tem uma localização esplêndida, dela avistando-se o mar e o monte Etna. Ficamos num hotel a poucos metros do centro, La Pensione Svizzera, somente razoável,  mas a cidade é bem cara diferente do resto da ilha. No dia de nossa chegada estava para começar uma corrida de carros e a agitação era grande.
nosso hotel em rosa
A principal rua da cidade é a Corso Umberto I que vai da Porta Messina a Porta Catarina com muitas lojas, bares e restaurantes além de hotéis.
Corso Umberto I


O Corso Umberto I  é mais estreito após passar a Torre do Relógio, aí  começando o Borgo Medievale. A praça onde fica a torre, Piazza IX Aprile, é encantadora com suas igrejas e lindas vistas do mar.
Praça IX Aprile
torre do relógio
A maior atração da cidade é o Teatro Grego do séc. III aC que usava a linda vista do mar e do monte Etna como parte do cenário do palco, posteriormente os romanos fecharam o palco para torná-lo circular possibilitando a luta entre gladiadores.

Teatro Greco Romano
Taormina e Castelmola vistas do teatro
Castelmola vista do teatro

mar visto do teatro
Fomos em duas cidades bem próximas de Taormina, Savoca e Castelmola. O acesso a Castelmola  se dá por uma estradinha estreita sempre morro acima oferecendo lindas vistas do mar, de Taormina e das ruínas do castelo medieval. Castelmola tem ruínas de um castelo, uma pracinha com sua igreja e um bar bem diferente, Bar Turrisi.

chegando em Castelmola
Taormina, mar e ruínas de um castelo medieval vistos de Castelmola

praça da cidade
 Fomos até Savoca pois nesta cidade parte do  "O Poderoso Chefão" foi filmada. Ao chegarmos encontramos um senhor, muito simpático,  que nos mostrou a cidade nos levando ao Bar Vitelli e a igreja onde casou Michael Corleone. Para os amantes do filme é um paraíso mas independente disso a cidade é bem agradável.
igreja de Savoca
Bar Vitelli

Há outros pontos de interesse como o Giardino Pubblico e as ruínas gregas do Giardini-Naxos, faltou tempo....






























2 comentários:

  1. inês! vi suas dicas e fiquei curiosa se vale a pena dormir em erice em vez de trapani ou marsala. o que acha? pois ainda nao fechei os hoteis da sicilia. :D e obrigada pelas dicas! Perguntinhas: há muitos postos de gasolinas? Estradas boas? Inclusive pela costa? E pedágio?

    ResponderExcluir
  2. Nosso plano inicial era dormir em Érice mas a cidade estava muito vazia, ventava demais e resolvemos seguir em frente, mas acho um bom local para dormir pois a cidade é muito legal e a vista é maravilhosa.

    As estradas são boas, bem sinalizadas, não tivemos problemas com postos de gasolina mas em estradas rurais podem ser poucos, melhor sempre abastecer ao sair de uma cidade maior.

    Não lembro de pedágios. Estivemos na costa entre Marsala e Agrigento, estradas boas, praias com restaurantes, não tivemos dificuldades.

    Abraços

    ResponderExcluir