“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Copenhagen - Escandinávia 2011


Tínhamos somente 10 dias para uma escapada em pleno auge do verão europeu, decidimos pela Escandinávia afinal agosto é um dos meses mais apropriados para este destino e pela extensão, principalmente da Noruega, acabamos por optar por uma viagem em grupo, a nosso primeira neste estilo.
Foi uma experiência válida mas percebi, principalmente na hora de fazer os álbuns ou de postar no blog, que sabia pouco sobre o destino. Acabei por me acomodar frente a um roteiro já estabelecido e não li o suficiente, tive que fazer a lição de casa na volta.....Há 4 anos fizemos um cruzeiro pela Europa, fomos a locais da Grécia e da Turquia, e a sensação foi a mesma.....vimos mas não conhecemos....

  • Copenhagen: ficamos num hotel bem próximo ao famoso Parque Tivoli então pudemos, assim que chegamos, fazer uma primeira visita a cidade sozinhos. Conhecemos a estação central de trens e os arredores do parque.

estação central de trens a direita
estação central de trens
Tivoli - famoso parque de diversões
Copenhagen é a capital da Dinamarca, foi fundada como um forte pelo bispo Absalão em 1167, cresceu rapidamente devido ao comércio no Mar Báltico e se tornou capital em 1461. Seu nome significa Porto dos Mercadores. Foi durante o reinado de Cristiano IV ( 1588 a 1648) que a cidade ganhou esplendorosos palácios, como o Rosenborg Slot que ainda existe.
No dia seguinte fizemos um tour na parte da manhã, suas atrações principais estão próximas umas das outras, abrangendo uma área fácil de percorrer a pé, ou por bicicleta que é o meio de transporte mais usado na cidade.


A cidade é toda cercada por canais e logo encontramos um dos seus canais principais, Frederiksholms.


De lá chegamos a Biblioteca Real formada por dois prédios, o antigo de 1906 e o novo, também chamado de diamante negro por ser todo revestido de vidro fumê e mármore. Lá encontram-se todos os livros impressos na Dinamarca desde o séc. XVII, inclusive o primeiro de 1482.

Biblioteca Real
Nos seus jardins encontra-se a estátua do filósofo Kierkegaard escritor de famosas frases como:
"Sofrer é só uma vez, vencer é para a eternidade" 
"Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente, não ousar é perder-se"
"A função da oração não é influenciar Deus, mas especialmente mudar a natureza daquele que ora"
Como anteriormente o local era mar aberto encontramos também locais para fixação de âncoras.



Ao fundo dos jardins da Biblioteca encontra-se o Palácio de Christiansborg  construido no lugar do antigo forte que deu origem a cidade e desde 1918 é a sede do Parlamento. Vimos só seu exterior mas é possível visitar as ruínas do forte original, os estábulos, as salas das selas e das carruagens além do Teatro Real que hoje é um museu que conta a história do teatro até os dias de hoje.

Palácio de Christiansborg
torre do palácio com 3 coroas: Dinamarca, Noruega e Suécia
antigo picadeiro para treino dos cavalos no palácio
Na frente do palácio está a estátua de Frederick VII, rei que assinou a Constituição do país. Desta praça avista-se a torre do Palácio de Rosenborg, residência de verão da realeza, situado num parque. No outro lado está o Borsen, local da antiga bolsa de valores da Dinamarca, com uma linda torre feita pelas caudas entrelaçadas de 4 dragões.
Frederick VII e a torre do Rosenborg Slot
torre do Palácio da Bolsa
Palácio da Bolsa
De lá fomos para o Amalienborg, residência dos monarcas. É formado por quatro prédios idênticos ao redor de uma praça. Da praça avista-se também a igreja Frederikskirken, cujo domo foi inspirado no da Basílica de S. Pedro,  e o jardim do palácio.
Amalienborg
Este palácio encontra-se praticamente às margens do estreito de Oresund, faixa de mar que separa a Dinamarca da Suécia e onde foi construída uma incrível ponte-túnel entre os dois países.
Mas margens do estreito está o moderno prédio da Ópera que foi inaugurado em 2005 e é uma das mais modernas do mundo.
Casa da Ópera
Há duas quadras do Amalienborg, na orla de Langeline, encontra-se a Kastellet, uma fortaleza no formato de um pentágono contruída no séc. XVI que hoje é ocupada pelo Exército e não está aberta ao público. No parque ao redor encontra-se a estátua da Pequena Sereia e a linda fonte de Gefion. A pequena sereia é bem pequena e a Fonte de Gefion mostra uma mulher, a deusa Gefion da fertilidade, comandando quatro búfalos que puxam um pedaço de terra de formado semelhante a Ilha da Selândia, local onde está Copenhagen. Infelizmente só descemos do ônibus para tirar foto da Pequena Sereia, não pudemos explorar este parque tão bonito....
Pequena Sereia
Fonte de Gefion
Passamos pelo Nyhavn, Novo Porto, um estreito canal construido há 300 anos  que era frequentado por marinheiros. Desde 1970 tornou-se um lugar turístico com casinhas coloridas, vários bares e restaurantes e pequenos  barcos que fazem o caminho para outros canais da cidade.
Voltamos para a região mais central onde fica a Catedral de Copenhagen do séc. XIV e a Torre Redonda de 1600 que é um observatório de astronomia.
Catedral
Aqui acabou o nosso city tour com duração de umas 4 horas. Da catedral preferimos seguir pela Stroget, a maior rua de pedestres do mundo com muitas lojas de grife, restaurantes, praças e fontes.
Praça Gammeltorv
Stroget
torre da Helligandskirken
Percorrendo a Stroget chegamos em Nyhavn onde almoçamos e curtimos esta região tão bonita da cidade.





Voltamos para o hotel pela Stroget que termina numa grande praça onde está a Prefeitura Radhuset, construida no início do séc. XX e que possui uma torre com o primeiro relógio mundial com um calendário para 570 mil anos.
Radhuset
Passamos o resto do dia percorrendo os arredores do hotel. Apesar de ser verão o dia estava bem nublado.






























































5 comentários:

  1. Inês q coincidencia q nós estávamos na Escandinávia na mesma época.... talvez nos esbarramos por algum lugar sem saber hahaha, q mundo pequeno, nós ficamos em Kopenhagen no dia 9 de agosto, e vcs?

    ResponderExcluir
  2. Coincidência mesmo Deia pois em 9 de agosto estávamos em Copenhagen, nesse dia fomos conhecer o castelo de Kronborg e voltamos para a cidade para pegar o ferry para a Noruega. Passeamos pela centro da cidade no dia 8. Vai ver passamos uma pela outra....incrível!!!!
    Já comentei algumas vezes com o meu marido de quanto gosto de ler o seu blog e conversar com vc através dele, alguém que não sei como é, onde mora mas por quem sinto muita afinidade....coisas do mundo virtual....

    ResponderExcluir
  3. Hehehe engracado mesmo

    Vc é de Sp nao eh? Em agosto estarei por ai, se vc tiver tempo e vontade a gente pode se encontrar. bjs

    ResponderExcluir
  4. Adoraria....já está combinado....espero seu contato quando estiver vindo...vou ficar muito feliz de te conhecer...beijos

    ResponderExcluir
  5. Pefeito! Te escreverei para combinarmos melhor qdo eu estiver chegando. bjs

    ResponderExcluir