“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Introdução - Sul da França e Suíça 2012

Desde que vi Arles pela câmeras de Ronin, filme de 1998 com Robert de Niro, passei a incluí-la na lista das cidades a conhecer juntamente com várias outras próximas e seus legados romanos. Quando comecei a ler sobre a região me encantei com outras do sul da França como a Provence,  Vale do Lot, Vale do Dordogne e Castelos Cátaros, mas o sonho do meu marido era conhecer Mônaco e o roteiro foi crescendo. Nossa porta de saída estava definida, seria Bordeaux, já a melhor entrada seria por Lyon mas como seriam passagens resgatadas por milhas acabamos conseguindo entrar por Zurich e aí um roteiro já grandinho ficou ainda mais extenso. Tive muita dificuldade para dividir os quase 19 dias para ir de Zurich a Bordeaux, quanto mais eu lia mais aumentava a lista de cidades a conhecer. Li e reli o artigo de Ricardo Freire "Como montar sua viagem à Europa" (  http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/)  várias vezes e tive que fazer muitas opções sempre pensando "menos é mais". Pela distância a ser percorrida preferimos seguir sempre em frente e tivemos poucas cidades como base. Havia cidades obrigatórias e outras, entre elas, como possibilidades, esta estratégia foi muito útil pois levava em conta o clima no dia, o nosso cansaço, a possibilidade de  ficar mais tempo em um lugar que tinha nos agradado mais, etc....Acabamos também por abolir totalmente as cidades maiores como Marselha, Toulouse, Lyon e Bordeaux que nos tomaria muito tempo. Nossa escolha foi por cidades medievais, castelos, grutas, cidades trogloditas, legados romanos e algumas das muitas "vilas mais bonitas da França" listadas no site http://www.les-plus-beaux-villages-de-france.org/fr. Ficamos encantados com quase tudo o que conhecemos e, como previa, pensamos em voltar principalmente para o trecho entre Carcassone e Périgueux pois ainda há muito a ver e curtir.                                                             

Suíça


França
Outro grande destaque foi a culinária, que mesmo sem os famosos produtos locais é maravilhosa, comemos muito bem e não foi caro. Somente por duas vezes estivemos em cidades nos dias de seus mercados locais mas foi de ficar com água na boca ver os queijos, os defumados, os patês, as pimentas.....hum!!!!! dá vontade de levar tudo para casa mas como sem uma casa....Para quem puder alugar uma casa por lá deve ser uma maravilha, ter tempo para conhecer e curtir tanta vila bonita, comprar seus alimentos dos produtores locais, curtir com tranquilidade cada sabor, cada vista, cada castelo....
Enfim foi uma viagem maravilhosa.....

2 comentários:

  1. Que imagens lindas!! Posta mais Ines!! Aguardo ansiosamente!!!!
    obs. Hoje é seu dia, neh? Parabens!!! bjss

    ResponderExcluir