“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Domme, França - Sul da França e Suíça 2012

Saímos de Sarlat, cruzamos o Rio Dordogne e em poucos minutos encontramos Domme, uma cidade-bastide fundada em 1283 que preservou seus portões medievais.

Domme no alto da colina




portão medieval

Como  em várias outras cidades-bastide encontramos ruas íngremes, casas medievais construídas em pedra dourada, muitas lojas e um mercado local cuja atração são os produtos regionais. Aqui encontramos pequenos potes de mostarda com ingredientes diferentes como mel, nozes, conhaque, cassis e até absinto, bem saborosas.  Na praça central há a entrada para uma caverna que serviu de refúgio em época de guerra, não pudemos conhecê-la pois toda a área encontrava-se em obras.






Não entramos pelo portão medieval, seguimos com o carro contornando a cidade. No caminho há vários estacionamentos, paramos no mais alto e ao sair encontramos a maior riqueza de Domme, as lindas vistas do Rio Dordogne, seu vale e seus castelos.





Saimos da cidade pela Rue de Porte del Bos, passamos por estradinhas bucólicas e cruzamos novamente o rio até La Roque-Gageac, a 5 km de distância.


































2 comentários:

  1. Domme, é linda. Conhecia dois anos quando estive em turne com o Grupo Raízes de Taquari, RS, pela França.
    Lindas fotos.
    Parabéns.

    Thiago Teixeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thiago.

      As cidades dessa região são muito charmosas e Domme ainda oferece uma vista maravilhosa do vale.

      Excluir