“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sábado, 16 de novembro de 2013

Tossa de Mar e a estrada "embrulha estômago", Catalúnia - Espanha 2013

De Sant Feliu de Guíxols até Tossa de Mar são 23 km numa estrada cheia de curvas, por isso "embrulha estômago", vistas espetaculares e mirantes. Estava com certo receio dessa estrada mas para quem andou na Costiera Amalfitana esta é tranquila, o cuidado maior era com as bicicletas pois esta é uma rota muito usada pelos ciclistas.





No último mirante tínhamos de um lado estas vistas



e do outro a cidade de Tossa de Mar e sua fortificação.




Não sabíamos que o hotel escolhido, Hotel Diana, é a Casa Sans construída em 1906 e decorada com mosaicos, gárgulas e chaminés tendo no seu interior uma escada em mármore e uma fonte com a estátua de Diana, a caçadora.





Mas o que nos levou a escolhê-lo foi sua localização, de frente para a Praia Grande, com vistas da vila velha fortificada, vistas que no final da tarde estavam assim...




A cidade possui três praias, Praia Grande, a maior, El Codolar, atrás do castelo e La Mar Menuda, do outro lado da baía. Além da fortificação e da vila velha da época medieval, possui ruínas romanas e uma igreja do séc. XVIII.
A cidade nova é uma cidade litorânea normal e quando chegamos a Praia Grande estava bem movimentada mesmo não sendo alta temporada.




Mas o que mais chama a atenção é a vila fortificada, única da Catalúnia construída no litoral.


No final da tarde, com um céu maravilhoso, fomos explorá-la. Construída no séc. XIII preserva seu perímetro com quatro torreões e três torres cilíndricas. No seu ponto mais alto havia um castelo, que não existe mais, hoje há um farol no lugar. O lugar é tão bonito, o pôr do sol estava tingindo o céu de forma tão espetacular que foram incontáveis as fotos tiradas.




Ao redor muitos restaurantes


Já anoitecendo fomos até a torre mais próxima do mar, avistando a cidade e o mar.






Dentro das muralhas ruelas encantadoras, lojas e restaurantes.



Subimos numa torre e do outro lado estava a praia El Codolar, numa pequena enseada.




Saindo da fortificação andamos pela cidade nova até a Igreja de São Vicente de 1755 que tem no seu interior uma cópia da virgem negra de Montserrat.



Voltando para a praia mais uma foto ...


A cidade já havia nos proporcionado vistas incríveis com um céu impressionante mas de manhã ainda tivemos da nossa varanda um nascer do sol maravilhoso...






Adoramos Tossa de Mar.....




































2 comentários:

  1. Oi Inês. Muito linda a cidade e a estrada para chegar até ela. Vamos guardar nos arquivos de viagem para um dia desses passar por lá. Parabéns pelo bom gosto. Forte abraço. Narcísio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Narcísio, esta é uma cidade que merece ser visitada.
      Abraços

      Excluir