“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 20 de março de 2012

Vale do Mosela, Alemanha - Milão Paris 2008

Esta região é muito bonita, talvez seja a que mais nos encantou na Alemanha e só decidimos explorá-la depois que a Deia do Direto da Alemanha nos falou sobre o incrível Burg Eltz, um encantador castelo medieval desta região. O Rio Mosela vai de Trier a Koblenz por 545 km sendo necessário de 2 a 3 dias para conhecê-lo em toda sua extensão, fizemos um trajeto menor pois não tínhamos tanto tempo, fomos de Koblenz até Cochem, somente 55 km,  por uma margem do rio e voltamos pela outra, tudo em um dia  visitando 3 castelos.
Vale do Mosela

Nossa primeira parada foi no Burg Thurant, construido no séc. XIII é o único a possuir torres gêmeas na região. Fizemos uma visita sem guia, não lembro se o local oferece.











Continuamos a percorrer a margem do rio até que avistamos um lindo castelo na margem oposta, atravessamos para conhecer a cidade de Cochem e seu castelo.

castelo de Cochem
A vista do castelo e da bela vegetação de outono já era o suficiente para mudarmos o lado do rio mas a cidade de Cochem também nos encantou com suas casas em enxaimel, suas fortificações medievais e belas praças.




Deixamos o carro às margens do rio e subimos a pé em direção ao castelo que está 100m acima do Mosela. É um castelo gótico construido no séc. XI e que foi destruido em 1689 por tropas francesas tendo sido reconstruido no séc. XIX, lá fizemos uma visita guiada.







Cochem eo Rio Mosela vistos do castelo
De Cochem voltamos em direção a Koblenz, nossa próxima parada seria no Burg Eltz. Desde que vi fotos deste castelo esperava por conhecê-lo, ele personificava todas as minhas idéias de um castelo medieval. Sai-se da margem do rio na cidade de Munstermaifeld, é nela que se encontra o castelo que diferente dos demais situa-se num vale, sendo necessário descer para se chegar a uma ilha circundada pelo Rio Eltz. Não se tem acesso a ele de carro, descemos a pé e na volta há o serviço de uma van. Garoava e a minha alegria era tanta que desci cantarolando e dançando "Singing in the rain", fato registrado pelo meu marido,  tornando essa música sempre  uma lembrança deste magnífico local.




Rio Eltz, afluente do Rio Mosela




A entrada do castelo é livre mas fizemos também uma visita guiada paga ao seu interior. O castelo pertence a uma mesma família  há 30 gerações, foi atacado mas não chegou a ser destruido e seu aspecto atual vem de 1600. Infelizmente não se pode tirar fotos dos seus aposentos.

Abaixo fotos da parte central do castelo




árvore genealógica 






Nenhum comentário:

Postar um comentário