“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Panamá City, Panamá (hotel e parte antiga) - Colômbia e Panamá 2013

Panamá foi nossa escala para a Colômbia e aproveitamos para ficar na cidade por dois dias antes de voltar para o Brasil. Escolhemos um hotel de uma grande rede, com piscina e vista para o mar, Hard Rock Panamá Megapolis, um entre tantos dos grandes prédios que dominam a área moderna da cidade. Além do ambiente tradicional da rede apresenta-se ligado a um shopping e a um cassino e possui 66 andares.





Do quarto avistávamos o mar, vários outros hotéis e o centro histórico.



No andar aonde é servido o farto café da manhã encontra-se a piscina de onde tínhamos, de um lado,  a mesma vista do quarto e do outro lado mais prédios com arquitetura muito arrojada.



Pegamos o primeiro táxi que vimos ao sair do aeroporto e acabamos por usar os serviços do taxista para conhecer os pontos turísticos nos próximos dias. Para quem quiser uma indicação seu nome é Eric e seu celular é 64315514, muito simpático e prestativo.
No caminho para o hotel passamos pelo Panamá Viejo, ruínas da cidade fundada em 1519 por Pedro de Ávila que foi saqueada por piratas comandados por Henry Morgan em 1671 e incendiada por ação do seu governador ao ver-se perdido na batalha. Foi o primeiro assentamento europeu ao longo do Oceano Pacífico e por aqui passava o ouro do Perú em direção à Europa. Hoje é uma área aberta de onde se destaca a Torre da Catedral.


Torre Panama Viejo.jpg
torre da Catedral, imagem da Wikipédia
Após a destruição da cidade pelos piratas os espanhóis construíram uma nova cidade há 8 km da anterior. Além da proteção natural por recifes foi construída uma muralha ao seu redor. Hoje este local é conhecido como Casco Viejo tendo sido declarado Patrimônio da Humanidade em 2003. Lá encontramos construções espanholas e igrejas em constante processo de restauração. Há muito ainda a ser feito, ao lado de prédios bem conservados outros estão em total abandono.

Convento de Santo Domingo
Convento de Santo Domingo com seu Arco Plano
Catedral Santa Maria La Antigua na Plaza de la Independencia


Igreja San José

altar de ouro da Igreja San José, o único ouro que não foi roubado pelos piratas

Palácio Presidencial, local onde mora o Presidente do país
Plaza de Francia
Próximo a Plaza de Francia há o Passeio Las Bóvedas com muitas barraquinhas de artesanato feito pelas índias Kuna Yala das Ilhas de San Blas.



Oferece lindas vistas da área moderna com seus prédios gigantescos de um lado (skyline) e, do outro lado, a Amador Causeway, 2 km de via ladeada por palmeiras que une o continente a quatro ilhas.

skyline

ao fundo Amador Causeway e ilhas
O Casco Viejo possui muitas lojas, bares e restaurantes sendo um local seguro porém seus arredores são perigosos, o ideal é não se afastar das ruas centrais e retornar ao hotel usando táxi.

Na volta percorre-se a Cinta Costera com tempo suficiente para admirá-la, já que o trânsito é caótico, e curtir a simpatia do povo panamenho.






















2 comentários:

  1. Oi Inês. Muito interessante Panamá City e não está tão longe daqui. Gostei da indicação do taxista. Muito útil para quem viaja para lá ter alguém de confiança. Adorei aquele prédio moderno todo retorcido. Enfim, viajar, seja para onde for, é sempre bom. Torço para que um dia a gente se encontre para, num bom jantar, com um bom vinho, nos conhecermos pessoalmente e trocarmos impressões acerca desse mundão sem fim. Quem sabe vocês não programam uma viagem para Floripa. Seria um prazer guiá-los aqui. Forte abraço. Narcísio.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Narcísio Panamá é uma boa parada quando se usa a Copa Airlines, aliás gostamos muito da companhia. O taxista foi um achado, muito engraçado, cara de pau e atencioso. Quanto aos prédios a arquitetura impressiona, um quer ser maior e mais bonito que o outro. Santa Catarina é um estado que não conheço e que sei ser muito bonito, quem sabe possamos nos encontrar aí ou, quem sabe, vocês venham até São Paulo. Abraços.

    ResponderExcluir