“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 1 de março de 2012

Vale do Reno, Alemanha - Milão Paris 2008

Nossa próxima parada seria na pequena cidade de Rudesheim am Rhein às margens do Rio Reno e no caminho nos deliciamos com algumas frutas encontradas pelo caminho, maçãs e uvas saborosíssimas.





O  Rio Reno é um dos principais rios da Alemanha e sua parte mais visitada fica entre as cidades de Mainz e Koblenz, seja pela estrada que margeia o rio ou, dependendo da época do ano, através de barcos. São 100 km com vários pequenos povoados tipicamente alemães e muitos castelos nas suas encostas como mostra o mapa abaixo.



  • Rudesheim: foi nosso ponto de partida, uma pequena cidade com ruelas e suas casas em enxaimel, museus do vinho, do brinquedo, dos trens e uma rua, a Drosselgasse, que possui o título de rua com o maior número de bares do mundo. A cidade é uma graça, uma delícia se perder por suas ruas, bebericar em seus bares ouvindo as típicas canções alemãs.

Nela também encontramos o Monumento de Niederwald que celebra a união das várias regiões germânicas formando a Alemanha em 1871. Foi construido na colina há 229 metros de altura, o acesso a ele pode ser de carro ou por teleférico e oferece lindas vistas da região.
Monumento de Niederwald
lindas vistas do vale do Reno

As cidades são semelhantes e além de Rudesheim destacam-se:
  • Kaub: que produz um dos melhores vinhos da região e possui o Burg Pfalzgrafenstein, uma fortaleza construida em 1326 para cobrança de pedágio e que se localiza no centro do rio.



Acima da cidade de Kaub há um outro castelo, o Gutenfels, que hoje é um hotel.


  • Oberwesel: com seu castelo de mil anos, o  Schonburg, hoje também um hotel.

  • Bingen: onde se destaca o Burg Klopp, que desde 1897 é a sede do governo da cidade e as ruínas de Ehrenfels, construção de 1215.
Burg Klopp
Ehrenfels
  • Bacharach: uma cidade com prédios históricos, ruínas de uma capela gótica, muralhas, a Igreja de São Pedro e o Burg Stahleck, hoje um albergue.
Burg Stahleck
  • Sankt Goar: com o lindo Burg Rheinfels.

Burg Rheinfels

  • Trechtingshausen: com tres castelos onde destaco o de Rheinstein.


Burg Rheinstein
E assim percorre-se esse vale, de um lado e de outro castelos e mais castelos, muitos transformados em hotéis, alguns em ruínas.
Com todo esse passado de castelos e navegação não poderia deixar de existir lendas, sendo a de Loreley a mais famosa. Loreley com seu canto atordoava os navegantes que batiam seus barcos contra as rochas.











































4 comentários:

  1. Realmente , nunca pensei que a Alemanha fosse tão bonita.
    Tenho visto imagens em vários blogs que mudaram a ideia que eu tinha.
    Ficaram quantos dias na região do Reno e Mosela? Pareceu-me que foi uma noite em Rudensheim e outro em Koblenz., mas parece-me pouco para o que viram
    Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sônia, a Alemanha nos agradou muito, principalmente essa região ao redor dos rios. Levamos um dia de Rudesheim até Koblenz e mais um dia até Cochem mas para conhecer melhor os castelos e ir até Trier seria melhor mais 1 ou 2 dias.

      Abraços

      Excluir
  2. Olá

    Gostaram mais dessa zona e do Mosela, ou da Rota Romantica ( Rothenburg, Wurburg, etc?

    obrigada
    Sonia Ramos

    ResponderExcluir
  3. Oi Sônia, cada uma tem seu encanto. Rothenburg, Wurzburg e o Castelo em Schawngau são incríveis na Rota já os castelos às margens dos rios fascinam. Gostamos muito de tudo.

    Abraços

    ResponderExcluir