“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Bamberg e Wurzburg, Alemanha - Milão Paris 2008


  • Bamberg: mais uma vez desviamos da Rota Romântica para conhecer esta linda cidade construida ao redor do Rio Regnitz. Bamberg pertencia a Alemanha Oriental mas teve a sorte de não ser bombardeada e assim seu centro manteve-se bem preservado. É uma cidade famosa também por possuir várias cervejarias de qualidade. 
Caía uma chuva fininha e paramos o carro próximo a uma ponte de frente a linda prefeitura da cidade,
Altes Rathaus, construida sobre duas pontes tem suas paredes decoradas por afrescos e, incrível, um dos anjos tem uma perna saindo da parede....


reparem na perninha....


De lá fomos para a Domplatz, uma linda praça com a Catedral, a Alte Hofhaltung ( antiga casa do bispo) e a Neue Residenz com um lindo jardim de rosas.

Domplatz
Neue Residenz

A Catedral de São Pedro e São Jorge abriga o túmulo do Papa Clemente II, único Papa enterrado na Alemanha e o túmulo de Henrique II e Kunigunde  mas o que mais faz sucesso é uma estátua equestre de identidade desconhecida.
Catedral
túmulo de Henrique II e Kunigunde
Mas o que mais nos agradou foi avistar casinhas coloridas com lindos jardins às margens do rio, num dia de sol deve ser muito agradável.



  • Wurzburg:  esta é a maior cidade da Rota Romântica, ficamos num hotel às margens do Rio Main e tínhamos a nossa frente a fortaleza construída numa colina repleta de vinhedos e a Kappele, capela barroca também na colina.
fortaleza

Kappele
A fortaleza, Festung Marienberg, foi a residência dos bispos de 1253 a 1719 e ainda possui suas muralhas medievais. O acesso a ela é lindíssimo, uma colina cheia de castanheiras e os inseparáveis esquilos.



Seu interior hoje abriga um museu , a primeira torre de menagem e a igreja.



 Possui um lindo jardim de onde se tem lindas vistas da cidade.

jardim da fortaleza
Rio Main

Residenz ao centro
Dom St. Kilian e torre da prefeitura a esquerda
O acesso ao centro antigo da cidade se faz pela Alte Mainbrucke, uma magnífica ponte erguida entre 1473 e 1543, também chamada ponte dos apóstolos é a ponte mais antiga sobre o Rio Main.
Alte Mainbrucke

Nossa próxima parada foi a Residenz, residência dos bispos contruída entre 1720 e 1744 é um grande complexo com várias salas ricamente ornamentadas e um lindo jardim.
Residenz entrada principal

Festung, St. Kilian e Residenz a esquerda

jardins


O interior impressiona pela riqueza e grandiosidade, logo na entrada há uma escadaria tendo ao fundo o maior afresco do mundo.

Porém o que mais nos impressionou foi a exibição de fotos da cidade após o bombardeio de 20 minutos que ocorreu em 16/03/1945 e destruiu 80% da cidade. Hoje tudo está reconstruido como era mas muitos tesouros da Residenz foram saqueados.

De lá fomos almoçar no Burgerspital, uma instituição de caridade para idosos e doentes fundada em 1319 e que atualmente abriga mais de 100 idosos que vivem da venda do vinho que produzem.













2 comentários: